Blog
Gestantes
Grávidas: Como se alimentar em festas de fim de ano

Bem-vindo, Dezembro! Chegou o mês das comemorações, todo dia tem um motivo para se reunir com as pessoas queridas, não é?! Para quem está grávida nesta época do ano, algumas dúvidas ficam no ar, como por exemplo, o que é indicado comer ou não. Juntamos nesta matéria, as dicas da médica ginecologista obstetra da Célula Mater, Dra. Mirella Borges, sobre como se alimentar em festas de fim de ano.

Grávidas, comemore esse momento com mais segurança e sem perder qualidade!

Gravidez – Alimentos que devem ser evitados

Estar grávida não é sinônimo de doença, a vida deve seguir normalmente. Porém, tem sim algumas restrições que ajudam nesses 9 meses de gestação. Quanto à alimentação em si, sabemos que as gestantes precisam ter alguns cuidados específicos. Confira na lista abaixo o que deve ser evitado.

e-book dicas de amamentação

5 alimentos que as grávidas devem evitar nas festas de fim de ano

  • Queijos que não sejam pasteurizados, como o queijo Brie, Camembert e Gorgonzola. Isso porque os queijos “moles” podem ter uma bactéria chamada listeria, que pode causar danos ao bebê. Mas não se desespere se já consumiu, pois é muito raro que realmente tenha essa bactéria. Dê preferência aos queijos “duros” como o parmesão. 
  • Carnes cruas. Principalmente quem nunca teve contato com toxoplasmose deve evitar comer carne crua na gestação. Peixe cru, certificando que é de boa qualidade (dele e do preparo) pode ser consumido.
  • Embutidos: devem ser evitados pois tem muita gordura, sal e aditivos.
  • Bebidas alcoólicas são proibidas em qualquer momento da gestação e não existe uma dose segura!
  • Doces em exagero. Claro que não precisa deixar de comer doces, mas são alimentos que têm alto valor calórico e poucos nutrientes, assim o consumo exagerado pode não fazer bem para a saúde da gestante!

Gravidez – 4 dicas para alimentação em festas de fim de ano

Então, vamos às dicas para driblar essas tentações:

 Lanche pré evento 

Quando houver alguma comemoração que você sabe que não vai ter muitas opções saudáveis, coma algum lanchinho antes de ir! 

Tábua de frios

Uma boa opção também é se oferecer para levar uma tábua de frios, usando bastante castanhas, frutas secas, queijos e tomatinhos temperados!

Rede de apoio durante a amamentação

Doces e frutas juntos

Quanto aos doces, tente diminuir as porções associando com frutas. Sabe aquela tâmara sempre presente nas ceias? Fica ótima com morangos! Cerejas também são bem vindas!

Bebidas alcoólicas para grávidas

E se o assunto for bebidas, hoje em dia existem várias opções de vinhos sem álcool, até espumante você consegue achar! Quem gosta de cerveja existem várias marcas também que podem saciar a vontade! 

Para quem gosta de drinks, que tal substituir a bebida alcoólica por água com gás? Coloque em uma taça bonita e pronto! Outra opção é saborizar a água com gás com especiarias e frutas, como se fosse um “gin tônica da gestante” (tônica também não é uma boa ideia na gestação).

Atenção: tudo deve ser feito com moderação para manter a saúde física e mental em dia! Apesar de ser uma época que permite um pouco de exagero, a gestante não deve descuidar do peso!

Agende sua consulta urológica com a Dra. Miriam Dambros

Notícias relacionadas

Os canais digitais feitos para descomplicar a vida das mães, ajudá-las a rir de si mesmas ou dar colo nas horas difíceis. Tem para todos os gostos: mamães fashion, mamães obsessivas, mães solteiras, caretas, desencanadas, politizadas… Os canais digitais...
Saiba +
A adolescência é uma experiência de inúmeras transformações físicas que envolvem novos cuidados e pontos de atenção com relação ao corpo dos adolescentes. Para se cuidar melhor, selecionamos 5 dicas valiosas da médica urologista Dra. Miriam Dambros que certamente...
Saiba +
A descoberta da identidade de gênero e da orientação sexual pode ser uma fase perturbadora para pais e filhos. Mas é possível vivenciá-la de maneira saudável. Você pode não saber o que é uma transgênero homossexual, mas talvez já...
Saiba +
criado por: agenciaecco.com.br
Open chat