Blog
Ginecologia
Muito prazer, coletor menstrual.

Para muitas mulheres, o coletor menstrual ainda é um dispositivo que traz muitas dúvidas. Modo de usar, se causa incômodo e desconforto, tempo de uso e tamanho ideal são algumas das dúvidas que vão surgindo. 

O coletor é uma espécie de copinho de silicone que se ajusta ao corpo da mulher dispensando o uso de absorventes. A princípio, qualquer mulher pode usar o coletor menstrual.  Ele existe em dois tamanhos: um para mulheres que já tiveram filhos e outro para mulheres que ainda não. 

O que é o coletor menstrual

É um dispositivo seguro e se for utilizado de forma adequada, sendo retirado no tempo certo, higienizado e armazenado corretamente, não há com que se preocupar.

Vale ressaltar que algumas mulheres perceberam que as cólicas menstruais aumentaram com o uso do coletor.

Use o coletor menstrual. O planeta agradece

Muitas mulheres decidiram testar o coletor pelo impacto que os absorventes têm no meio ambiente e na quantidade de lixo gerado a cada ciclo menstrual. O coletor é uma alternativa econômica e sustentável já que é reutilizável.

Modo de usar o coletor menstrual

Para utilizar o coletor, basta dobrá-lo e inseri-lo na vagina. Não há a necessidade de empurrá-lo até o fundo como um absorvente interno. Ao colocá-lo, o coletor vai se desdobrar e fazer um barulhinho, significando que está posicionado corretamente.

Dicas para usar:

Como colocar o coletor menstrual

Para colocá-lo ache uma posição confortável. Deitada, apoiada no vaso, o que for mais fácil e conveniente para você. Depois de encaixado caminhe um pouco e observe se há algum desconforto. 

Para ter certeza de que o coletor está no lugar certo e pegou o vácuo, puxe o copinho para baixo para ver se ele apresenta alguma resistência ao sair. Se você perceber essa resistência é porque o vácuo foi formado e o coletor está aberto e posicionado no lugar certo.

Se ainda assim se sentir insegura, utilize um absorvente comum no dia do teste para, no caso de algum vazamento, evitar sujar a roupa.

Como retirar o coletor menstrual

Para retirar, encontre um lugar tranquilo, ou se preferir (e puder) faça no chuveiro na hora do banho. Use os músculos vaginais para empurrar o copo para baixo fazendo uma leve forcinha e com as mãos limpas (lave sempre que for colocar e retirar) aperte a base do copo para tirar o vácuo e retire com cuidado.

Limpando seu copinho

O coletor deve ser retirado e higienizado a cada 6 a 12 horas, dependendo da intensidade do fluxo. A limpeza é bem simples, com água e sabão neutro e pode ser feita no banho mesmo. 

E você, já usou ou faz uso do coletor menstrual?

Leia mais:

Viva o ciclo menstrual

consulta ginecológica Célula Mater

Notícias relacionadas

Engana-se quem ainda acha que lubrificante seja algo para ser usado somente na fase mais madura da vida. Lubrificantes são grandes aliados na relação sexual e podem ser usados em várias situações para auxiliar ou apimentar o prazer a...
Saiba +
Um, dois, três… quantos filhos você tem ou imagina ter? Para celebrar o Dia das Mães com toda sua beleza, felicidade e também perrengues, a Célula Mater conversou com a querida Mariana Arasaki, paciente da Dra Lucila Pires Evangelista...
Saiba +
Não se falava de puerpério até pouco tempo atrás. Essa fase desconhecida que traz consigo tantas mudanças, começou a ser amplamente debatida de alguns anos pra cá. Há um consenso, dentro da comunidade científica, de que o puerpério dura ...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação
Open chat