Chegar em casa com o bebê é um marco na maternidade. Um momento muito emocionante. Ter um bebê recém-nascido em casa muda a rotina. Para as mamães de primeira viagem, a adaptação é ainda mais intensa e o grande desafio é entender a linguagem do bebê, que se comunica principalmente por meio do choro. Neste momento, é importante entender o impacto da privação do sono e na rotina. Se você se identifica com esse momento, essa matéria poderá te ajudar.
Até saber identificar se o choro é de sono, fome ou desconforto, a mamãe vai passar momentos de tensão e angústia. E, se o sono não estiver “em dia”, tudo pode ser potencializado. Antes de mais nada, aproveite os minutos de descanso para colocar o sono em dia.
A nova rotina da casa com um bebê recém-nascido demanda energia. As mamães precisam regredir ao bebê para entender o que ele está sentindo.
Em síntese, as principais “queixas” dos bebês são:
Em média, uma boa mamada demora entre 2h30 a 3h. Além de alimentar o seu bebê, também podemos considerar como tempo de mamada o arroto e a troca da fralda. Após a mamada completa, pode-se considerar mais 2 horas de sono do bebê e todo o processo se repete. Ou seja, podemos considerar como o “tempo de mamada” de 4h e 5h.
Dica de ouro das nossas enfermeiras: quanto mais vezes o bebê mamar durante o dia, melhor será a noite de sono da mamãe.
Para que a mãe consiga amamentar de forma regular e saudável, uma boa alimentação, uma boa hidratação e descanso são fundamentais.
Aproveitar o sono do bebê para descansar é uma ótima ideia. É indicado repousar várias vezes ao dia, principalmente nos primeiros meses da amamentação.
Este conselho é passado pelos médicos, mas em muitos casos as mamães não conseguem “cumprir”. Entre as principais queixas: “não consigo dormir de dia”, por exemplo.
Antes de mais nada, anote outras dicas das das nossas enfermeiras:
Tudo isso em um ambiente à meia luz e com ventilação adequada.
Acima de tudo, a resposta é sim. A privação de sono atrapalha muito porque gasta todo o resto de energia que a mãe tem. O corpo da mamãe precisa estar carregado para produzir um bom leite, dar atenção necessária para o bebê e, o principal, ter vontade de acolher o recém-nascido com amor e carinho.
Lisiane Hoyos – Enfermeira obstetra – Clique aqui
Roseli Monteiro – Enfermeira obstetra – Clique aqui
Aline Alvares – Enfermeira obstetra – Clique aqui