Blog
Gestantes
Você sabe a importância do teste do pezinho?

No dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Um exame rápido, seguro e essencial para rastrear certas doenças em recém-nascidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data visa alertar a população quanto à importância de se realizar o teste, pois, apesar de ser obrigatório e gratuito em todo o país, somente 80% dos nascidos fazem o exame.

Tipos de teste do pezinho

Existem diferentes tipos de teste do pezinho e todos são realizado sa partir de uma amostra de sangue do bebê após 48 horas e até 5 dias de vida. 

O teste permite rastrear possíveis distúrbios e doenças de ordem hematológica, genética, imunológica, metabólica, hormonal e infecciosa na fase pré sintomática.

No Brasil, foi sancionada a Lei n. 14.154 que amplia para 50 o número de doenças investigadas pelo Sistema Único de Saúde.

 Doenças detectadas pelo teste do pezinho

Atualmente as seis doenças pesquisadas pela versão básica são: 

  • hipotireoidismo congênito, 
  • fenilcetonúria, 
  • síndromes falciformes, 
  • fibrose cística, 
  • hiperplasia adrenal congênita e 
  • deficiência de biotinidase.

As versões ampliadas, que podem abranger mais de 60 doenças, já são oferecidas pela rede privada.

Resultado do teste do pezinho – O que devo fazer?

Um resultado positivo não significa que o bebê seja portador da doença, mas indica necessidade de prosseguir a investigação a fim de confirmar ou excluir o diagnóstico.

Os bebês portadores dessas doenças podem apresentar aspecto saudável ao nascimento. Os sintomas podem surgir posteriormente, mesmo que na família não haja casos de problemas congênitos ou hereditários.

O teste do pezinho favorece a suspeita precoce de diversas doenças e possibilita o tratamento específico que contribui para a diminuição ou eliminação de danos irreversíveis ao bebê.

Notícias relacionadas

Um, dois, três… quantos filhos você tem ou imagina ter? Para celebrar o Dia das Mães com toda sua beleza, felicidade e também perrengues, a Célula Mater conversou com a querida Mariana Arasaki, paciente da Dra Lucila Pires Evangelista...
Saiba +
Não se falava de puerpério até pouco tempo atrás. Essa fase desconhecida que traz consigo tantas mudanças, começou a ser amplamente debatida de alguns anos pra cá. Há um consenso, dentro da comunidade científica, de que o puerpério dura ...
Saiba +
A realização do exame de mamografia em quem tem implante de silicone nos seios ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres que possuem ou aquelas que pretendem colocar um dia. Perguntas como essas abaixo são feitas com frequência em...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação
Open chat