Adolescência

A primeira visita ao ginecologista é muito importante para a adolescente. Normalmente, a consulta acontece após o início das menstruações e o médico irá orientá-la sobre as alterações que estão ocorrendo com o seu corpo.

Os esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre sua saúde e sexualidade são rotineiros nessa conversa, além do aconselhamento sobre exames e métodos contraceptivos.

Mestruação

Trata-se de um processo normal e saudável na vida da mulher. Normalmente, a primeira menstruação, conhecida por menarca, ocorre entre 11 e 15 anos de idade. Considerando-se o intervalo entre o início de duas menstruações consecutivas, o ciclo menstrual dura de 28 a 30 dias e o período de sangramento varia de 2 a 5 dias.

O fluxo menstrual, ou sangramento menstrual, é composto de água (80%), um pouco de sangue e endométrio, tecido que reveste internamente o útero.

Sexualidade

A puberdade é o período em que a adolescente vivencia mudanças corporais, pois seus ovários começam a funcionar e produzir hormônios. São esses hormônios que fazem com que o corpo se modifique e se assemelhe ao de um adulto, além de contribuírem para o despertar da sexualidade.

A sexualidade é importante para o desenvolvimento e bem-estar de todos os seres humanos. Embora exista o receio de que as orientações a respeito do assunto possam estimular o início precoce da prática do sexo, uma pesquisa feita nas últimas duas décadas mostrou que esse tipo de iniciativa não aumentou a quantidade de relações, mas sim o conhecimento sobre o comportamento sexual.

Exames Necessários

O exame físico, motivo de ansiedade para as jovens pacientes, restringe-se à avaliação das mamas e dos órgãos genitais externos, e o toque vaginal só será realizado se a adolescente já tiver iniciado atividade sexual.

Desenvolvido por: Contagio Comunicação
Open chat