Doenças de próstata

Elas estão entre os problemas com maior frequência no sexo masculino, principalmente em homens acima de 50 anos. Os sintomas mais comuns são jato urinário fraco, dificuldade para iniciar a micção, idas frequentes ao banheiro no período diurno e noturno e, eventualmente, sangue na urina. Todo paciente com suspeita de alterações da próstata deverá ser avaliado por um urologista. Além disso, a consulta anual irá permitir o diagnóstico precoce de um câncer.

Causas

As três principais doenças da próstata são o câncer, a hiperplasia benigna e a prostatite. Todas costumam provocar sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas.

Entretanto, o câncer de próstata pode crescer de forma silenciosa, não apresentando qualquer manifestação até que a doença esteja avançada. A prostatite tende a ocorrer em pacientes mais jovens e poderá se manifestar com febre e dor no períneo.

Tratamento

No caso da hiperplasia benigna da próstata, o urologista irá acompanhar o paciente anualmente por meio de uma conduta chamada pelos especialistas de expectante. A escolha da opção terapêutica será baseada nas queixas clínicas do homem, exame físico e testes complementares.

A prostatite é uma doença infecciosa e inflamatória que, na maioria das vezes, deverá ser tratada com antibióticos. O diagnóstico precoce é importante para o alívio dos sintomas que costumam ser muito incômodos ao paciente.

O câncer de próstata deve ser rastreado anualmente pelo urologista para que, na presença do tumor, o tratamento seja instituído rapidamente, o que possibilitará altos níveis de cura.

criado por: agenciaecco.com.br
Open chat