Vasectomia

O procedimento de vasectomia é um método de esterilização masculino muito procurado entre os casais. Trata-se de um procedimento realizado dentro da própria clínica Célula Mater, com baixos índices de complicação. O urologista está apto à sua realização, desde que preenchidas algumas exigências da legislação brasileira.

Documentação

A vasectomia é um dos poucos procedimentos médicos que têm uma legislação específica em nosso país. Essa lei a limita para os seguintes casos: em homens com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

Além disso, é necessário o preenchimento de um termo de consentimento livre e esclarecido que, após assinado e decorrido o prazo legal de 60 dias, o homem poderá ser submetido ao procedimento.

Cirurgia

Pode ser realizada sob anestesia local ou sedação. Consiste em cortar e ligar os ductos deferentes, dois pequenos tubos que saem de cada um dos testículos e por onde passam os espermatozoides. Para tal são feitas duas pequenas incisões na região alta da bolsa escrotal, por onde aborda-se o canal deferente bilateralmente.

O procedimento dura 30 minutos e o paciente recebe a orientação de gelo local durante 4 horas e repouso. Ele deve evitar exercícios físicos e relação sexual durante 7 dias. Após 90 dias do da cirurgia, é solicitado um espermograma a fim de certificar-se da ausência de espermatozoides.

criado por: agenciaecco.com.br
Open chat