Elas estão entre os problemas com maior frequência no sexo masculino, principalmente em homens acima de 50 anos. Os sintomas mais comuns são jato urinário fraco, dificuldade para iniciar a micção, idas frequentes ao banheiro no período diurno e noturno e, eventualmente, sangue na urina. Todo paciente com suspeita de alterações da próstata deverá ser avaliado por um urologista. Além disso, a consulta anual irá permitir o diagnóstico precoce de um câncer.
As três principais doenças da próstata são o câncer, a hiperplasia benigna e a prostatite. Todas costumam provocar sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas.
Entretanto, o câncer de próstata pode crescer de forma silenciosa, não apresentando qualquer manifestação até que a doença esteja avançada. A prostatite tende a ocorrer em pacientes mais jovens e poderá se manifestar com febre e dor no períneo.
No caso da hiperplasia benigna da próstata, o urologista irá acompanhar o paciente anualmente por meio de uma conduta chamada pelos especialistas de expectante. A escolha da opção terapêutica será baseada nas queixas clínicas do homem, exame físico e testes complementares.
A prostatite é uma doença infecciosa e inflamatória que, na maioria das vezes, deverá ser tratada com antibióticos. O diagnóstico precoce é importante para o alívio dos sintomas que costumam ser muito incômodos ao paciente.
O câncer de próstata deve ser rastreado anualmente pelo urologista para que, na presença do tumor, o tratamento seja instituído rapidamente, o que possibilitará altos níveis de cura.