Especialidade: Ginecologia e Obstetrícia
Sub-especialidade: Reprodução Assistida
“Mesmo depois de 50 anos de atuação, ainda acordo e penso na alegria de poder exercer essa profissão maravilhosa e também desafiadora. Os avanços tecnológicos da área são muito rápidos, mas eu acredito que a medicina ainda é feita com as mãos, com os olhos, com o nariz e o cérebro. A história da Célula Mater começou aqui na Gabriel Monteiro da Silva mesmo, quando fundamos a Clínica de Assistência à Mulher (CAM), em 1983. Fomos pioneiros em algumas coisas. Quando passamos a oferecer o serviço das enfermeiras obstetras,
“Mesmo depois de 50 anos de atuação, ainda acordo e penso na alegria de poder exercer essa profissão maravilhosa e também desafiadora. Os avanços tecnológicos da área são muito rápidos, mas eu acredito que a medicina ainda é feita com as mãos, com os olhos, com o nariz e o cérebro. A história da Célula Mater começou aqui na Gabriel Monteiro da Silva mesmo, quando fundamos a Clínica de Assistência à Mulher (CAM), em 1983. Fomos pioneiros em algumas coisas. Quando passamos a oferecer o serviço das enfermeiras obstetras, com o cuidado mais próximo à paciente e humanizado, nos tornamos referência. Outros destaques foram o primeiro parto de trigêmeos em datas diferentes, o trabalho com células tronco do cordão umbilical, os primeiros casos de FIV, entre outros exemplos.”
com o cuidado mais próximo à paciente e humanizado, nos tornamos referência. Outros destaques foram o primeiro parto de trigêmeos em datas diferentes, o trabalho com células tronco do cordão umbilical, os primeiros casos de FIV, entre outros exemplos.”
“Em 2001, a clínica passa a se chamar Célula Mater, e junto com o nome, vem a inauguração da sede atual que tem como marcas a ampliação da estrutura e o crescimento do corpo clínico com a chegada de especialistas de diferentes áreas, sempre ligadas à saúde da mulher.
A nossa filosofia sempre foi de passar os saberes adiante. O objetivo é ensinar aquilo que agente aprendeu a duras penas para os profissionais mais jovens. Nessa troca se forma um sistema, uma teia de conhecimento.
Acredito que o bom profissional é aquele que olha nos olhos do paciente e capta a energia, a angústia e a tensão e consegue devolver isso de uma forma positiva. Entendo que o médico deve ser um espelho, refletindo o indivíduo, para que ele tenha condições de se autocuidar e de evoluir adequadamente. Claro que é preciso conhecer a medicina e a técnica, mas é fundamental saber como abordar. Depois de tanto tempo, entendo que a minha função hoje basicamente é de orientar. E não só do ponto de vista técnico, mas orientar com o coração as minhas pacientes.”
“Eu já tinha um filho de três anos e meio quando engravidei dos trigêmeos, depois de passar pelo tratamento com o Dr. Carlos. Na condução de toda a minha história, ele sempre foi muito sereno e seguro. Com 28 semanas, precisei ser internada pois a bolsa de um dos bebês havia rompido. Fui para a sala de parto achando que nasceriam os três. Nasceu a primeira. Foi quando o Dr. Carlos me disse: ‘vamos tentar segurar os outros dois? Cada dia a mais na barriga, são três dias a menos na UTI’. Sem saber exatamente o que responder, eu perguntei ao Dr. Carlos o que ele faria se fossem seus próprios filhos. Ele me disse que seguraria. Nem pensei muito: fui para o quarto com um bebê na UTI e os outros dois na barriga. Doze dias depois, nasceram os outros bebês de cesárea, super bem e saudáveis. Dr. Carlos é um cara único. Ele salvou a vida dos meus filhos. Foi algo intuitivo dele. Se os bebês tivessem nascido antes, não sei se aguentariam. Disso tudo, uma coisa engraçada que fica são os aniversários em datas diferentes. É uma confusão de parabéns”
Juliana Pinheiro Fachada
“Para mim é fundamental ter empatia com o ginecologista porque é aquele médico que vai acompanhar todas as fases da sua vida. Ver que toda a minha família frequenta a Célula Mater é algo que me traz muita segurança e confiança. A gente sabe que todo mundo tem propriedade no que faz, isso sem falar na estrutura. Acho que nenhum médico além do Dr. Carlos consegue manter essa fidelidade há tanto tempo. A Célula Mater está no nosso coração”
Gabriela Kachani
“Foram três anos de tentativas frustradas e o medo constante de não conseguir realizar meu sonho. Até que fui indicada ao Dr. Carlos Czeresnia que já na primeira consulta me acolheu e apresentou caminhos possíveis. Iniciamos pela inseminação, e partiríamos para FIV se fosse necessário. Lembro da ansiedade no dia do procedimento e das duas semanas seguintes até o tão esperado positivo. Chorei de alívio e felicidade como nunca antes. Na semana seguinte, outra surpresa. Dr. Carlos me mostrou o bebê que eu tanto esperava começando a se formar e pediu que eu olhasse com mais cuidado para a imagem do ultrassom. Havia mais um bebê ali. Eu estava grávida de gêmeos. Uma alegria impossível de descrever. Obrigada, Dr. Carlos, por fazer parte dessa história”
Daniella Grinbergas Grohmann
“Dr. Carlos alia inteligência e magnetismo pessoal, o que nos traz segurança. Mais do que um médico, o vejo como um amigo e um aliado”
Clara Negrão
“Dr. Carlos, médico e ser humano maravilhoso! Quantas vezes a clínica ajudou a mim, minha irmã e a minha mãe? Cuida tão bem da nossa saúde que continua a ser o médico mais querido da nossa família. Gratidão e muito respeito!”
Maria Balkanlieva
“Meu vínculo com a Célula Mater começou no meu nascimento, acompanhado pela então pequena equipe do Dr. Carlos e da Dra. Lucila. Minha mãe já era paciente deles desde que chegou ao Brasil, grávida da minha irmã mais velha. Quando chegou a minha vez de escolher um acompanhamento, não tive dúvidas. Mesmo morando fora, optei por ter meu filho em São Paulo para estar com essa equipe. Sempre que volto à clínica e vejo a parede repleta de fotos de famílias atendidas ali, reforço a certeza de que minha saúde sempre esteve em boas mãos”
Dina Schildkraut
“Conheço o Dr. Carlos desde a infância. Quando fiquei grávida do meu primeiro filho, não tive dúvidas a quem confiar essa tarefa tão importante em nossas vidas. Me sinto acolhida e assistida na clínica por todo o corpo médico, mas contar com a expertise do Dr. Carlos é algo que sempre me tranquilizou muito. Agradeço imensamente a todos da Célula Mater”
Stephanie Choate Apovian
“Fui paciente do Dr. Carlos por muito tempo. Tive uma primeira gestação que não evoluiu por conta de uma doença rara que só descobrimos pela sugestão do Dr. em fazer uma curetagem para ter certeza do que ocorrera. Além de todo o cuidado que ele teve comigo para me dar a notícia, fui muito bem assistida no acompanhamento da doença. Dr. Carlos segurou a minha mão e com sua voz bem baixinha me disse: ‘vai dar tudo certo’. Engravidei 6 meses depois da minha primeira filha. Corinthiana igual ao Dr. e ao meu marido. Meu segundo filho nasceu dois anos e meio depois. Me lembro que no exame de 34 semanas, ele ainda não tinha virado. O Dr., mais uma vez, falou bem calmo para mim: ‘tudo indica uma cesárea mas são sempre eles que decidem’. Voltei para casa, pus a mão na barriga e falei: ‘filho, se você puder dar uma viradinha as coisas ficam mais fáceis, mas você decide’. Nessa noite, senti um pulo na barriga. Ele tinha virado. Dr Carlos e toda a equipe Célula Mater são sinônimo de esperança e de sonhos. Voltar à clínica é sempre um momento de emoção e a minha gratidão será sempre eterna. Nosso imenso obrigada. Vocês fazem parte da nossa família”
Polyana Vaz de Lima Mazza
“Quando entrei na menopausa, perguntei francamente ao Dr. Carlos: ‘você é o melhor médico para cuidar de mim agora que já tive os meus filhos?’. Eu costumo dizer que ele não é só um ginecologista, mas o melhor clínico geral do Brasil, muito atualizado em tudo o que diz respeito a bem-estar, inclusive. E sempre a postos para ouvir, divertido e sincero”
Suzana Peres Loyola
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pela FMUSP. Nos Estados Unidos, realizou os cursos “Advances in Reproductive Health” na The Johns Hopkins University of Medicine, “Contraceptive Technology and Clinical Research Skills” e “Educational Council for Foreign Medical Graduates”.
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol e Hebraico
Fique por dentro das entrevistas, matérias e conteúdos com a participação do Dr. Carlos.