Blog
Gestantes
Maternidade real – Dicas de conteúdos sobre maternidade

Os canais digitais feitos para descomplicar a vida das mães, ajudá-las a rir de si mesmas ou dar colo nas horas difíceis. Tem para todos os gostos: mamães fashion, mamães obsessivas, mães solteiras, caretas, desencanadas, politizadas… Os canais digitais sobre maternidade se reproduzem feito coelhos. Confira nesta matéria 11 perfis que contam sobre a maternidade real.

Elas estão nos podcasts, blogs, YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat, Pinterest e onde mais houver público para dizer às mulheres que decidiram embarcar na viagem de ter filhos: você não está sozinha.

Canais digitais atuam como rede de apoio para as mães

Para ouvir sobre como usar fraldas de pano, aprender dicas de roupas para amamentação, ventilar sugestões do que fazer quando seu querido filho se transforma num monstro birrento ou apenas escutar relatos que a façam pensar, ‘‘Ufa, então não é só comigo’’, os canais digitais viraram uma poderosa ferramenta de criação de redes de apoio entre as mamães de diferentes cantos e crenças. 

Se não é uma companhia de fato, a internet pode quebrar um galho e tanto numa fase em que muitas mães reclamam de isolamento e se sentem asfixiadas por dúvidas sem fim.

São milhares de mulheres conectadas, tagarelando sobre qualquer assunto que lhes dê na telha. ‘‘Eu falo sobre quase tudo. Já falei sobre minha depressão pós-parto, dificuldades no casamento, problemas de saúde das crianças. Só evito expor muito meu marido porque ele não gosta’’, conta a publicitária Shirley Hilgert, 39 anos, criadora do Macetes de Mãe. Seis anos depois de sua estreia, a gaúcha de Ibirubá registra 742.518 seguidores no Facebook e 152 mil inscritos no YouTube.

Maternidade real X maternidade romântica

Descomplicar e desrromantizar são as palavras de ordem. Elas não têm medo de entrar em polêmicas nem pudor de abordar assuntos tabu.

‘‘Amo meu filho, odeio ser mãe’’ é o título de um dos vídeos do canal Hel Mother, da jornalista Helen Ramos, cujo sucesso do canal rendeu a série Mãe Possível, no GNT. Ou então: ‘‘Qual é o problema de não gostar de sentar no chão e brincar com meu filho?’’, pergunta a socióloga Ana Saraiva numa entrevista ao podcast Sinuca de Bicos.

O problema é quando as influenciadoras digitais se aventuram a dar palpites em questões médicas. ‘‘Os blogs de maternidade trazem um bônus e um ônus proporcional para a sociedade’’, pondera a ginecologista e obstetra Fernanda Deutsch Plotsky, da Clínica Célula Mater. Segundo a médica, quem segue esses canais precisa manter o bom senso.

O que colocar na bolsa maternidade

Maternidade real – Blogs sobre maternidade

Selecionamos 11 sites sobre maternidade para você seguir, acompanhar, rir, chorar e sentir-se menos sozinha na função mãe.

 Sites sobre maternidade – #1 A Maternidade por Rafaela Carvalho

Em sua página no Facebook, a blogueira Rafaela de Carvalho fala de maternidade com dicas práticas e em tom poético. Publicou o livro 60 Dias de Neblina, em que escreve com delicadeza sobre como enfrentar os primeiros 60 dias com um bebê recém-nascido em casa.

Conheça a página aqui.

Sites sobre maternidade – #2 Flávia Rubim

Mãe da garotinha Cora, 3 anos, a atriz e apresentadora tem quase 74 mil seguidores no Instagram, onde retrata sua vida familiar e as fortes emoções vividas com a gravidez atual, de gêmeos. Com fotos produzidas e textos escritos na primeira pessoa, ela arranca elogios até de seguidoras que ainda não são mães.

Sites sobre maternidade – #3 Hel Mother

A jornalista Helen Ramos opina sobre os dilemas da maternidade ‘‘na real’’, sem romantização e com humor de sobra. Atualmente, o canal não é mais atualizado, porém os vídeos continuam no ar e vale a pena assistir. São atuais e necessários para desromantizar a maternidade e discutir assuntos considerados até tabus, como depressão pós-parto, solidão materna e sexo após se tornar mãe.

Sites sobre maternidade – #4 Just Real Moms

Para fugir dessa armadilha, a designer Renata Calazans Pires, 38 anos, e a administradora de empresas Juliana Freire Silveira, 39 anos, fundadoras do canal Just Real Moms, adotaram uma estratégia diferente: ‘‘Prestamos um serviço para mães sem nos concentrar nas nossas experiências pessoais. Temos colunistas especializados, como pediatra, psicóloga, dermatologista e fonoaudióloga, que nos dão respaldo e falam com propriedade sobre assuntos que não poderíamos falar, esclarecendo as nossas dúvidas e as de outras mães’’, diz Renata.

Hoje a dupla soma 777.774 seguidores no Facebook, além de 113 mil inscritos no YouTube. Renata conta que os dois assuntos campeões de polêmicas são o tipo de parto e a amamentação.

‘‘Evitamos entrar em conflitos. Sabemos que cada mãe tem sua escolha e nem sempre ela consegue fazer o que estava programado por diversos motivos. Procuramos respeitá-la e com isso não levantamos nenhuma bandeira do que é certo ou errado.’’ Quem não gostar que clique em outro.

Blog sobre maternidade – #5 Isa Manitel

Consultora de família e psicopedagoga, Isa dá dicas a mães, pais, avós e professores. Também é autora do livro Crianças Sem Limites – Educação Empreendedora na Primeira Infância (Editora Chiado). Em seu canal no YouTube, a especialista ensina como dar broncas, a maneira certa de influenciar uma criança sem usar a violência e o que fazer quando os filhos querem mandar nos pais, entre outras lições. Acesse o site aqui.

Sites sobre maternidade – #6 Lookbebe

No blog, Ana Lu Masi fala sobre gravidez, maternidade e família. Dá dicas de amamentação e cuidados com o corpo, ensina a tirar a chupeta das crianças, sugere roteiros de viagens com os pequenos e indica eventos para quem busca o lado mais leve da maternidade, além de ensinar a montar um guarda-roupa infantil. Acesse o Instagram aqui.

Blog sobre maternidade – #7 Macetes de Mãe

Em seu blog, a publicitária Shirley Hilgert conversa com mães de recém-nascidos e crianças de até 3 anos, dando dicas práticas sobre a criação de filhos e mil outros assuntos relativos à vida materna. 

Atualmente, ela vem usando o espaço – e outras plataformas, como o YouTube – para conversar também com mães foco em mães e pais de todas as tribos, grávidos ou com filhos pequenos. No blog e em outros canais, como o YouTube, elas esclarecem suas próprias dúvidas – e a de milhares de mães – , oferecendo conteúdo exclusivo e produzido com o apoio de colunistas especializados (como pediatras, psicólogas e fonoaudiólogas). Acesse o Instagram aqui.

Blog sobre maternidade -#8  Mãe de primeira viagem

A apresentadora, atriz e jornalista Silvia Faro tem 66 mil seguidores no YouTube, onde criou em 2010 o programa Mãe de Primeira Viagem. Seus vídeos trazem conteúdo sobre o universo materno (especialmente para mães iniciantes), feminino e familiar. Silvia também entrevista mães famosas e dá dicas de produtos, novidades e eventos. Acesse o Instagram aqui.

Blog sobre maternidade – #9 Mamatraca

A plataforma está desde 2011 no ar. A artista, ativista, feminista e youtuber Anne Rammi foca a construção da cidadania e as boas reflexões sobre a maternidade. Entre seus posts recentes, há temas do tipo ‘‘Como banir o refrigerante da escola do seu filho’’ e ‘‘Mães fecham a Paulista em protesto por comida de verdade na merenda escolar’’. Acesse o Instagram aqui.

Conteúdo sobre maternidade – #10 Mamis na Madrugada

Criar laços e desatar nós. Esse é o propósito do site segundo suas criadoras, a psicóloga Vanessa Abdo Benaderet e a publicitária Daniella Zaccai Somekh. Para oferecer conteúdo exclusivo, a dupla reúne um time de colunistas. Tem médica endocrinologista, dermatologista e até advogada (quando o tema é pensão alimentícia da criança, por exemplo). Na aba ‘‘empório’’, as mães podem anunciar seus trabalhos. E, na seção ‘‘teens’’, há informações variadas, como ‘‘corrimento vaginal’’ e ‘‘quando falar de sexo com seus filhos’’. Acesse o Instagram aqui.

Conteúdo sobre maternidade – #11 Sinuca de Bicos

Quinzenalmente às terças, mulheres se reúnem na mesa para falar sobre os desafios e questões da maternidade. Mercado de trabalho, Dia das Mães, parceria com o companheiro e o mito da mulher superior são alguns dos assuntos tratados recentemente. Acesse o Instagram aqui.

Conheça a Dra Fernanda Deutsch Plotzky

A medicina sempre fez parte da identidade da Dra. Fernanda, que é filha de médicos e escolheu a profissão ainda pequena. Mas a opção pela obstetrícia se deu graças a uma experiência única: o parto de uma cachorrinha na adolescência.

Na Célula Mater, ela ama o espírito de equipe, as trocas, a ajuda mútua e o companheirismo que a clínica possibilita.

Assista o video aqui

Agende sua consulta urológica com a Dra. Miriam Dambros

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação