Carlos Eduardo Czeresnia e Lucila Pires Evangelista se associam para fundar uma clínica de ginecologia e obstetrícia. Juntos, inauguram um modelo inovador de atendimento com a preocupação de oferecer um cuidado global à gestação.
Alguns anos depois, forma-se uma equipe de enfermeiras obstetras - dentre elas, Lisiane Hoyos e Roseli Monteiro, que até hoje fazem parte do corpo clínico.
A radiologista Maria Aparecida Murakami traz sua expertise para ampliar a oferta dos exames de imagem da clínica. Mais tarde, em 2013, a equipe ganha mais uma especialista: Regina Yoshiassu.
A Medicina Fetal passa a integrar o escopo da clínica com a entrada de Denise Araújo Lapa, recém-chegada de estágios nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa especialidade ganha mais e mais importância no diagnóstico e no tratamento de enfermidades de bebês ainda na barriga da mãe.
Denise Araújo Lapa realiza a primeira fetoscopia no Brasil para tratamento de síndrome de transfusão feto-fetal.
Carlos Czeresnia realiza o parto de Chana Rivka Goldman, tornando-se o primeiro médico brasileiro a realizar um parto de trigêmeos em datas diferentes.
A clínica é batizada: nasce o nome Célula Mater, junto com a inauguração da nova sede, com projeto de Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura. A nova casa proporciona mais comodidade às pacientes, oferecendo in loco um Laboratório de Análises Clínicas, um pequeno Centro Cirúrgico e um Centro de Reprodução Assistida.
A Medicina Antroposófica engrossa o leque de opções da Célula Mater com a chegada da ginecologista e obstetra Natalia Zekhry.
A 1ª Caminhada das Mães é inaugurada para celebrar a comunidade Célula Mater.
Miriam Dambros é convidada a fazer parte do corpo clínico, trazendo a Urologia para dentro da clínica. Na bagagem, um doutorado na Holanda e diversos artigos publicados.
Forma-se uma parceria entre a Célula Mater e o Projeto Genoma da USP. A clínica auxilia e oferece recursos financeiros para estudos na área de reprodução humana, genética e imunologia.
Carlos e Lucila agregam especialistas de obstetrícia: Fernanda Deutsch Plotzky (2009), Rodrigo Codarin (2016), Fernando Nobrega (2016), Renata Franco Mendes (2017) e Marina de Oliveira Gonzales (2017).
No espírito de fazer com que a equipe esteja sempre atualizada, a Célula Mater passa a promover reuniões semanais de reciclagem com seus médicos, trazendo para isso os melhores profissionais de todas as áreas da medicina.
Carlos Czeresnia e a Célula Mater integram a equipe de pesquisadores vencedora do Prêmio Saúde na categoria Saúde da Mulher pelo estudo de novas fontes de células-tronco multipotentes descartadas em cirurgia.
Carlos Czeresnia é novamente parte da equipe vencedora do Prêmio Saúde na categoria Saúde da Mulher, dessa vez pela pesquisa sobre o uso de células-tronco no tratamento da osteoporose e de doenças ósseas.
Lançamento do primeiro número da revista Célula Mater Press, que chega para ampliar a comunicação com nossas pacientes.
Depois de 14 anos de trabalhos experimentais, Denise Araújo Lapa realiza a primeira cirurgia fetal intraútero do Brasil para a correção de mielomeningocele, usando uma técnica pioneira. Desde então, mais de 80 mulheres já passaram pela cirurgia.
Lucila Pires Evangelista é reconhecida como Top Doctor pelo diretório global da Who’s Who pelas suas contribuições no campo da Obstetrícia e Ginecologia.
Pelo desenvolvimento de sua técnica inovadora, Denise Araújo Lapa é vencedora do Prêmio Claudia na categoria Ciências.
Lançamento do canal do YouTube: Célula Mater TV
O ginecologista e obstetra Rodrigo Codarin integra a equipe que realiza o primeiro parto pós-transplante uterino no Brasil.
A Célula Mater ganha nova roupagem. O novo logotipo, mais moderno, parte da palavra célula, como um centro que transmite, promove trocas, dissemina conhecimento e traz soluções. De dentro para fora, de fora para dentro.
Há 20 anos, o sonho de ter os principais serviços para a mulher integrados em um só lugar, tornou-se realidade. Desde então, temos o privilégio de usufruir dessa estrutura e preenchê-la com muitas histórias de vida. Parabéns a todos nós!
Um novo espaço de diagnóstico por imagem é inaugurado, trazendo os melhores profissionais e o serviço de mamografia para dentro de casa.
Quarenta anos e contando... Com muita alegria, completamos quatro décadas. Cuidar de cada paciente, aplicar e compartilhar conhecimento em saúde da mulher. Multiplicar nossas células com muita saúde está no nosso DNA. Obrigada por fazer parte da nossa história!