É a especialidade da medicina que se encarrega de cuidar da mulher em todas as fases da vida, da infância até a velhice.
A ginecologia desempenha um papel importantíssimo tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos — vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas. Mas vai além: encarrega-se da saúde da mulher como um todo.
É indicado ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, especialmente após a primeira menstruação, mesmo que não exista uma queixa específica. Isso porque há doenças silenciosas, principalmente na fase inicial, sendo feito o diagnóstico durante a consulta ginecológica. Além disso, pode-se realizar promoção de saúde com identificação de fatores de risco para problemas futuros.
A primeira visita ao ginecologista é muito importante para a adolescente. Normalmente, a consulta acontece após o início das menstruações e o médico irá orientá-la sobre as alterações que estão ocorrendo com o seu corpo.
Os esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre sua saúde e sexualidade são rotineiros nessa conversa, além do aconselhamento sobre exames e métodos contraceptivos.
Ao longo de suas vidas, as mulheres enfrentam alterações hormonais e físicas que demandam o acompanhamento próximo do ginecologista. Desde a primeira menstruação, passando pela correria da vida adulta, até as transformações da menopausa, as consultas de rotina com o ginecologista são fundamentais no cuidado com a saúde da mulher.