Endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença de endométrio (camada interna de revestimento uterino) fora do útero.
Hoje sabemos que a endometriose não é uma doença limitada a lesões na região pélvica, mas é considerada uma doença inflamatória crônica, que causa além de sintomas dolorosos pélvicos e infertilidade, manifestações sistêmicas com potencial repercussão em outros sistemas e órgãos, como o sistema nervoso central, fígado, baço e tecido adiposo.
A endometriose pode se apresentar em três formas clínicas principais:
1. Endometriose superficial: caracterizada pela presença de lesões superficiais no interior do abdômen, geralmente causando poucos sintomas e de difícil diagnóstico pelos exames de imagem;
2. endometriose profunda: definida pela presença de nódulos de endometriose com profundidade superior a 5mm;
3. Endometriomas: que são os cistos de endometriose localizados nos ovários, também chamados de cistos de chocolate devido à coloração do conteúdo no interior desses cistos.
Não se sabe ao certo o número de mulheres acometidas por endometriose no mundo, mas estima-se que de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a doença.
Preparamos o e-book “Endometriose – Conheça os 6 principais sintomas associados à doença” para você ler e entender um pouco mais.
O que você verá neste e-book:
Faça o download gratuito aqui: