A terapia de reposição hormonal é responsável por repor hormônios que antes eram produzidos naturalmente pelo organismo, como o estrogênio e a progesterona.
É um tratamento eficaz para aliviar sintomas da menopausa, além de trazer diversos benefícios à vida do paciente.
Agende sua consulta com nossos médicos.
Implantes hormonais são uma das formas que temos para administrar hormônios. Trata-se de pequenos dispositivos, inseridos abaixo da pele, que ficam liberando o hormônio desejado de maneira contínua.
Mulheres e homens. Quase todas as mulheres, logo após a menopausa, podem se beneficiar da reposição hormonal (exceto aquelas com alguma contra indicação ao uso de hormônios). Os casos devem ser avaliados individualmente.
Os implantes hormonais podem ser usados como tratamento ginecológico para:
Hormônios, quando em falta ou utilizados em excesso, podem ter efeitos deletérios. Em alguns casos, hormônios específicos podem evoluir com ganho de peso caso a paciente não realize atividade física regular.
Alguns hormônios são utilizados para melhora de sintomas específicos, como por exemplo TPM ou sangramentos vaginais e não necessariamente funcionam como anticoncepcional. É importantíssimo verificar com o médico se o implante utilizado no seu caso tem ou não efeito anticoncepcional.
Sim. Existem implantes que são utilizados como método contraceptivo.
Sim. Essa é a principal função da reposição hormonal: melhorar a qualidade de vida da paciente, tratar os sintomas da menopausa e melhorar a qualidade dos ossos da paciente diminuindo a chance de osteoporose.
A entrada no climatério é muito individualizada, dessa forma, é importante avaliarmos os sintomas e os exames para definirmos o tempo ideal de começo do tratamento, quais os hormônios necessários, em quais doses e por quanto tempo.