Infertilidade masculina

Infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano, quando a idade materna for até 35 anos, e de 6 meses nos demais casos, tendo relações sexuais sem o uso de nenhuma forma de anticoncepção.

Atinge cerca de 10 a 20% dos casais em idade reprodutiva e, em torno de 25 a 30% das vezes, a causa é a presença de algum fator masculino.

Investigação

Uma causa frequente de infertilidade masculina é a varicocele (dilatação dos vasos ao longo do cordão espermático). A varicocele está presente em 35% dos homens com infertilidade, porem há muita controvérsia sobre sua real ação.

As infecções também podem comprometer a qualidade do sêmen por aumentar a quantidade de células de defesa e, por consequência, os radicais livres, bastante tóxicos aos gametas masculinos. Além disso, existem os distúrbios hormonais que interferem na produção dos espermatozoides. Essas causas são passíveis de tratamento e podem trazer a fertilidade do homem para os níveis ideais.

Entretanto, existem outras causas cuja detecção não é fácil ou que trazem um componente genético de difícil resolução na prática clínica. Para esses casos, poderá ser necessário a inseminação artificial ou fertilização in vitro. O diagnóstico bem feito é fundamental para a escolha do método mais indicado para superar a infertilidade masculina.

Tratamento

A abordagem terapêutica dependerá de um diagnóstico correto. Algumas causas de infertilidade são potencialmente tratáveis, como as infecciosas, as hormonais e a presença de varicocele.

A cirurgia de varicocele apresenta bons resultados de gravidez, mas irá depender do tempo de evolução da doença. Quanto mais precocemente o paciente for avaliado e tratado, melhores resultados serão alcançados. Ainda contamos com as técnicas de reprodução assistida: inseminação artificial e fertilização in vitro.

criado por: agenciaecco.com.br
Open chat