Não se falava de puerpério até pouco tempo atrás. Essa fase desconhecida que traz consigo tantas mudanças, começou a ser amplamente debatida de alguns anos pra cá.
Há um consenso, dentro da comunidade científica, de que o puerpério dura 40 dias e que após esse período a mulher já está pronta para retomar suas atividades normais e sua vida sexual. Mas apesar desse consenso, a verdade é que existem muitos outros fatores que influenciam o bem-estar da mulher para que ela se sinta realmente pronta.
O sono é uma das necessidades básicas para qualquer ser humano e uma mãe que acabou de ter um bebê não está tendo essa necessidade suprida. O cansaço bate e a última coisa em que ela vai pensar é sexo.
Junte a isso uma mudança hormonal, leite vazando, dores na relação sexual (independente da via de parto), falta de libido e um corpo totalmente novo. Você se olha no espelho e tenta se reconhecer. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. E você ainda tem que dar conta de um ser humano novinho.
É nesse período também que algumas mães apresentam depressão pós-parto, que segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz acomete 25% das brasileiras.
Com ou sem rede de apoio, a mulher é quem sente todas as mudanças. E uma delas é se entregar totalmente para o bebê que acabou de nascer. Se deixando de lado.
Mas para cuidar bem de alguém é preciso estar bem.
Alimentadas, minimamente descansadas e limpas (na medida do possível porque quem é mãe sabe que basta tomar um banho que a probabilidade de levar uma golfada é grande. O próximo banho, só Deus sabe.)
Essa fase parece que nunca vai acabar, os dias e as noites são longos, mas como tudo na vida, vai passar também. É importante, durante esse período, ter o acompanhamento do seu médico e levar as questões que mais incomodam para que ele possa ajudar.
Lubrificantes à base de água podem diminuir a dor na hora da relação sexual, conversar com o parceiro de maneira franca e aberta pode ajudá-lo a entender o que você está passando.
É importante também que você entenda que está em uma fase de transição. Seu corpo está se adaptando, seja gentil com essa mãe que acabou de nascer. Tudo vai ficar bem.
O puerpério é um momento delicadíssimo na vida de qualquer mulher e, por extensão, da família. A gangorra hormonal que acontece após o nascimento, com a queda dos níveis de hormônios sexuais devido à saída da placenta, associada ao mix de emoções com a chegada do bebê — e todas as inseguranças que acompanham esse processo — fragilizam a mulher.
A equipe multidisciplinar da Célula Mater estará sempre a postos para facilitar esse processo.