Seg. à Qui: 8h - 19h - Sex: 8h - 18h
Blog
A mulher e o sexo no pós parto

Não se falava de puerpério até pouco tempo atrás. Essa fase desconhecida que traz consigo tantas mudanças, começou a ser amplamente debatida de alguns anos pra cá.

Há um consenso, dentro da comunidade científica, de que o puerpério dura  40 dias e que após esse período a mulher já está pronta para retomar suas atividades normais e sua vida sexual. Mas apesar desse consenso, a verdade é que existem muitos outros fatores que influenciam o bem-estar da mulher para que ela se sinta realmente pronta. 

Sexo no pós parto – O que pode atrapalhar

O sono é uma das necessidades básicas para qualquer ser humano e uma mãe que acabou de ter um bebê não está tendo essa necessidade suprida. O cansaço bate e a última coisa em que ela vai pensar é sexo.

Junte a isso uma mudança hormonal, leite vazando, dores na relação sexual (independente da via de parto), falta de libido e um corpo totalmente novo. Você se olha no espelho e tenta se reconhecer. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. E você ainda tem que dar conta de um ser humano novinho.

Depressão pós-parto

É nesse período também que algumas mães apresentam depressão pós-parto, que segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz acomete 25% das brasileiras.

Com ou sem rede de apoio, a mulher é quem sente todas as mudanças. E uma delas é se entregar totalmente para o bebê que acabou de nascer. Se deixando de lado.

Mas para cuidar bem de alguém é preciso estar bem.

Sexo no pós-parto: busque o bem-estar físico e mental

Alimentadas, minimamente descansadas e limpas (na medida do possível porque quem é mãe sabe que basta tomar um banho que a probabilidade de levar uma golfada é grande. O próximo banho, só Deus sabe.)

Essa fase parece que nunca vai acabar, os dias e as noites são longos, mas como tudo na vida, vai passar também.  É importante, durante esse período, ter o acompanhamento do seu médico e levar as questões que mais incomodam para que ele possa ajudar.

Sexo pós-parto – Conheça seu corpo

Lubrificantes à base de água podem diminuir a dor na hora da relação sexual, conversar com o parceiro de maneira franca e aberta pode ajudá-lo a entender o que você está passando.

É importante também que você entenda que está em uma fase de transição. Seu corpo está se adaptando, seja gentil com essa mãe que acabou de nascer. Tudo vai ficar bem.

Consulta ginecológica pós parto

O puerpério é um momento delicadíssimo na vida de qualquer mulher e, por extensão, da família. A gangorra hormonal que acontece após o nascimento, com a queda dos níveis de hormônios sexuais devido à saída da placenta, associada ao mix de emoções com a chegada do bebê — e todas as inseguranças que acompanham esse processo — fragilizam a mulher.

A equipe multidisciplinar da Célula Mater estará sempre a postos para facilitar esse processo.

Agende sua consulta urológica com a Dra. Miriam Dambros

Últimas matérias

O uso do DIU (Dispositivo Intrauterino) por adolescentes pode ser uma opção segura e eficaz de contracepção, mas é importante abordar o tema com sensibilidade e informação adequada. A escolha deve ser baseada em uma decisão informada, com apoio...
Saiba +
Se você é mãe e acha que a iniciação sexual da sua filha é um tema de um reino muito, muito distante, ou então prefere bancar o tatu-bola quando ele vem à tona, esse texto é para você. Que...
Saiba +
Náuseas e vômitos durante a gravidez afetam cerca de 50 a 90% das gestantes, especialmente nos primeiros três meses de gestação.  Esses sintomas, mais intensos pela manhã, podem causar estresse significativo durante a gravidez. Entenda as causas e os...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação