Blog
Urologia
Andropausa – A menopausa do homem

Você conhece a “Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino”? Este é o nome técnico para a Andropausa, popularmente conhecida como ‘menopausa masculina’.

A andropausa é a diminuição lenta da testosterona no sangue, que é o hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a ereção, a produção de espermatozoides e a força dos músculos.

Ela é uma condição ligada aos sintomas reportados por homens com mais de 50 anos, são eles:

  • Diminuição da função sexual e da libido;
  • Cansaço;
  • Irritabilidade;
  • Alterações no sono. 

Sintomas da Andropausa

Os hormônios masculinos têm efeitos importantes em múltiplos órgãos, que desempenham papéis críticos na regulação das funções sexuais, somáticas e comportamentais. 

A baixa da testosterona aumenta o risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II e síndrome metabólica. Ela ainda leva a alterações na função da tireoide e da glândula adrenal, bem como alterações no apetite e na ação da insulina.

Os sintomas mais comuns:

  • Falta de energia e cansaço excessivo;
  • Sentimentos de tristeza frequentes;
  • Sudorese e ondas de calor;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Diminuição da capacidade de ereção;
  • Ausência de ereções espontâneas pela manhã;
  • Diminuição de pelos no corpo, incluindo na barba;
  • Diminuição da massa muscular;
  • Dificuldade de concentração e problemas de memória.

É importante lembrar que a maior parte dos homens apresenta apenas alguns desses sintomas, mas é sempre importante consultar um urologista para avaliar a saúde e prevenir problemas de saúde.

Osteoporose

Todos estes eventos estão relacionados à obesidade, balanço energético anormal, redistribuição do tecido adiposo e diminuição da massa muscular. Além disso, 25% dos homens idosos já tiveram ao menos uma fratura em sua vida e a deficiência de testosterona é uma causa comum de osteoporose.

Como aliviar os sintomas da andropausa

O tratamento da andropausa, geralmente, é feito com o uso de medicamentos que aumentam os níveis de testosterona no sangue.

Além disso, é importante ter hábitos de vida saudáveis como:

  • Fazer uma dieta equilibrada e variada;
  • Fazer exercício 2 ou 3 vezes por semana;
  • Dormir de 7 a 8 horas por noite.

Reposição hormonal para o homem

A reposição hormonal pode ajudar a reduzir o peso corporal e a circunferência da cintura, melhorar o controle glicêmico e os perfis lipídicos. Ela ainda traz benefícios cardiovasculares, melhora no ganho de massa óssea e muscular, efeitos positivos na função sexual e libido, memória e sono.

Se você tem mais de 50 anos e está vivenciando os sintomas descritos, entre em contato conosco e agende uma consulta com a nossa urologista, Dra. Miriam Dambros. 

Conheça a Dra Miriam Dambros

Ainda no primeiro ano de estudos, a Dra. Miriam se encantou pelo sistema urinário e decidiu se tornar urologista. Ao longo dos 20 anos de carreira, lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade de Maastricht, na Holanda.

Sente-se movida por casos desafiadores que chegam ao consultório, sobretudo quando tem a oportunidade de acompanhar o envelhecimento dos pacientes e estar presente em suas vidas durante essa fase.

consulta urológica Célula Mater

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação