Seg. à Qui: 8h - 19h - Sex: 8h - 18h
Blog
O DIU para as jovens mulheres

O uso do DIU (Dispositivo Intrauterino) por adolescentes pode ser uma opção segura e eficaz de contracepção, mas é importante abordar o tema com sensibilidade e informação adequada. A escolha deve ser baseada em uma decisão informada, com apoio médico adequado e educação sobre saúde sexual.

Mães e filhas têm medos e dúvidas em relação ao DIU. Aqui, a médica Juliana  Zampieri tenta esclarecer alguns pontos:

Existe uma idade mínima para a colocação do DIU ou do implante hormonal?

“Não existe uma idade mínima para se colocar o DIU, mas quando a vida sexual ainda está muito no começo e a menina ainda está conhecendo seu corpo, costumo indicar que se comece com uma pílula ou com implante. E, com o passar do tempo, sugiro o DIU”. 

Como acontece a inserção?

Existem dois tipos de métodos hormonais de longa duração que podem ser utilizados nas jovens. O implante comercialmente conhecido como Implanon é um dispositivo que tem a forma de bastão — com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro — e contém etonogestrel, um hormônio sintético semelhante à progesterona. O implante libera o hormônio continuamente, inibindo a ovulação, além de alterar o muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides.

O Implanon tem eficácia de mais de 99% ao longo de três anos. Ele é inserido na parte interna do braço, com anestesia local. No entanto, além de poder provocar sangramento irregular nos primeiros três meses, em 30% das pacientes esse padrão indesejável de sangramento pode persistir além da fase de adaptação, o que pode ser bastante incômodo.

Esse efeito colateral é menos frequente a longo prazo com os DIUs de progesterona (Mirena ou Kyleena). Sua eficácia é similar à do Implanon, no entanto, se essa for a escolha da paciente, Juliana  indica que a inserção seja feita com sedação quando se trata de pacientes muito jovens, para trazer conforto e evitar que o exame ginecológico fique associado a algo doloroso. Na própria estrutura da Célula Mater, há um centro cirúrgico para pequenos procedimentos, onde a inserção do DIU pode ser feita com toda a comodidade.

O DIU atrapalha a fertilidade?

Esse é um receio bastante frequente, mas Dra. Juliana  explica que os estudos mostram que os métodos hormonais de longa duração como os implantes e o DIU hormonal não alteram as taxas de fertilidade.


Clique aqui e conheça a Dra. Juliana Zampieri

Quer saber mais sobre DIU para adolescentes? Clique aqui.

Últimas matérias

Separadas de relacionamentos duradouros, elas querem explorar a redescoberta da vida sexual. Mas alguns cuidados são importantes. Você passou anos, ou até décadas, com uma única parceria. Ali, todos os caminhos pareciam conhecidos. E então, a relação acabou. Depois...
Saiba +
A ginecologista e obstetra Juliana Ribeiro responde às dúvidas frequentes sobre esse que é um dos métodos mais eficazes de contracepção. Tem mulher que detesta menstruar e prefere a vida sem os dissabores dos sangramentos mensais. Já outras vivem...
Saiba +
Quem nunca teve, levante as mãos para os céus e para as bactérias boas de sua privilegiada flora vaginal. São elas que mantêm o equilíbrio lá na dita cuja e não deixam com que o fungo da cândida se...
Saiba +
A não ser em poucos casos, não há contraindicação para o sexo na gravidez. Para algumas, a barrigona da gravidez tem o poder de elevar a autoestima às alturas. Para outras, o mal-estar, o inchaço, o ganho de peso...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação