Blog
DR. CARLOS EDUARDO CZERESNIA

Dr. Carlos Eduardo Czeresnia – Parto Humanizado e Normal: clássico e atual

A medicina teve avanços muito importantes e significativos nas últimas décadas, com a melhora dos métodos diagnósticos, novas medicações e novos conceitos. Embora trate de um evento que acompanha a humanidade desde a sua origem – o nascimento – a obstetrícia não foge da norma.

O parto humanizado e normal é, sem dúvida nenhuma, mais natural do que a cesárea, um procedimento cirúrgico. No parto normal, é o bebê que decide a hora certa para vir ao mundo, sinalizando que está maduro e pronto para enfrentar a vida fora do útero. Entretanto, em virtude de mudanças na vida das mulheres e de informações equivocadas, o parto normal está sendo deixado de lado às custas de altos índices de cesarianas sem indicações precisas.

A mulher moderna trabalha, cuida da casa, dos filhos, das finanças, está mais independente e, por isso, nem sempre é fácil esperar o momento que o bebê decide nascer. Assim, o desejo, a paciência e a colaboração da mulher são de extrema importância para permitir um parto natural. Não importa se for de madrugada, dia de chuva e trânsito, mas sim que o bebê esteja maduro. Para isso, o pré-natal tem função primordial, esclarecendo dúvidas e eliminando medos muitas vezes provenientes de histórias de conhecidos, sem nenhum fundamento técnico.

Dr. Carlos Eduardo Czeresnia – Tabus do parto humanizado e normal

Um dos maiores tabus do parto normal é a dor. Não é para menos: ela existe e denota a evolução do chamado trabalho de parto. Entretanto, graças aos avanços das técnicas de anestesia, um parto normal com conforto é, sim, possível. Há tempos atrás, com receio das complicações e do potencial efeito dos anestésicos no bebê, a analgesia era usada raras vezes, ou então apenas no período final do trabalho de parto, após horas de desconforto e dor. Hoje, com novas medicações e com a técnica de duplo bloqueio, os médicos tem muito mais flexibilidade, podendo indicar a analgesia de acordo com a intensidade das queixas da mulher, sem receio de que o procedimento possa atrapalhar a evolução do parto. Pelo contrário: eventualmente se utiliza a analgesia como instrumento para corrigir eventuais dificuldades no decorrer do trabalho de parto.

Outra preocupação frequente é a dúvida sobre a segurança do parto normal para o bebê. Obviamente, qualquer procedimento médico têm algum risco, mas cada vez mais é possível monitorar o bem-estar fetal, permitindo o controle adequado da vitalidade do bebê ainda no útero. Dessa forma, pode-se indicar a cesárea caso a monitoragem demonstre que o bebê está ficando sem reservas para suportar o período final do trabalho de parto. Na maioria dos casos, a evolução é tranquila e observa-se, ao contrário do que muitos imaginam, que o risco de complicações é menor do que quando realizada a cesárea. Há evidências de que o trabalho de parto sinaliza para o bebê que o nascimento está próximo, provocando em resposta um aumento da produção de diversos hormônios, entre eles os corticoides, que aceleram o amadurecimento fetal. Além disso, a passagem pelo canal de parto provoca a compressão mecânica do tórax do bebê, ajudando a eliminar o excesso de líquido amniótico dos pulmões. Assim, ao nascer, o bebê consegue respirar melhor, e pode ir mais rápido para o colo da mãe.

Carlos Eduardo Czeresnia – Principais benefícios do parto humanizado e normal

Além dos benefícios para o bebê, o parto normal também é vantajoso para a mãe. O período que antecede o parto pode até ser mais angustiante, mas uma vez em trabalho de parto, a própria mulher passa a ser a protagonista, podendo experimentar sensações muitas vezes ausentes na cesárea com dia marcado. Somando-se aos aspectos emocionais e de realização pessoal, o parto normal também tem menores taxas de complicações que a cesárea, como infecções, hematomas e dificuldades de cicatrização. A recuperação é mais rápida, propiciando mais qualidade na interação da mãe com o recém-nascido, momentos tão importantes e inesquecíveis na vida de ambos.

Por todos esses motivos, o parto normal tem inúmeros benefícios em relação à cesárea e, desde que não haja contra-indicações, deve haver sempre uma tentativa por parte da mãe e do obstetra de realizá-lo. Lembre-se: um parto normal com conforto e segurança é possível. Preconceitos apenas impedem que as mulheres experimentem a sensação do trabalho de parto e realizem seu desejo de ter um parto normal.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Celula-mater-botao-agende-sua-consulta.png

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação