A realização do exame de mamografia em quem tem implante de silicone nos seios ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres que possuem ou aquelas que pretendem colocar um dia. Perguntas como essas abaixo são feitas com frequência em nossos consultórios:
Quem tem silicone pode fazer a mamografia?
Quais cuidados devo tomar ao realizar a mamografia?
A prótese pode diminuir a efetividade do exame de mamografia?
Se você já fez essas perguntas, continue lendo esta matéria e veja quais cuidados deve tomar antes de realizar o exame.
Vamos direto ao ponto: sim, o procedimento deve ser feito normalmente por todas as mulheres acima de 40 anos. Se você tem silicone, não há problemas em realizar o exame de mamografia. Algumas mulheres com prótese de silicone têm receio em realizar o procedimento. Mas, ainda assim, esse método preventivo não pode ser descartado.
Mulheres com prótese de silicone precisam de cuidados específicos. Por isso, ao marcar um exame, se você tem implante de silicone nos seios deve informar essa condição à equipe médica.
Se o silicone estiver implantado por trás do músculo peitoral a visualização dos tecidos se torna um pouco mais fácil.
O mamógrafo deve ser ajustado para pressionar os seios da paciente o mínimo possível, sendo utilizadas manobras específicas. Isso garante que não haverá riscos de a prótese romper. Esse acontecimento é raro, mas, pode ocorrer em casos de silicones enrijecidos.
Caso o resultado seja duvidoso, uma Ultrassonografia ou uma Ressonância Magnética das Mamas pode ser solicitada pelo médico, melhorando a precisão do diagnóstico.
Quando o assunto é saúde, é preciso ter uma visão integral sobre cada paciente para oferecer o melhor cuidado e acompanhamento. Aqui na Célula Mater, além de contar com uma equipe médica altamente qualificada e especialistas de renome, possuímos um Centro de Diagnóstico com tecnologia de ponta para oferecer os melhores tratamentos para você e para sua família.
Somos muito mais do que uma clínica. Somos seu centro único de saúde.