Blog
Exames
Mamografia em mulheres com silicone: pode ou não pode?

A realização do exame de mamografia em quem tem implante de silicone nos seios ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres que possuem ou aquelas que pretendem colocar um dia. Perguntas como essas abaixo são feitas com frequência em nossos consultórios:

Quem tem silicone pode fazer a mamografia?

Quais cuidados devo tomar ao realizar a mamografia?

A prótese pode diminuir a efetividade do exame de mamografia?

Se você já fez essas perguntas, continue lendo esta matéria e veja quais cuidados deve tomar antes de realizar o exame.

Mulheres com silicone devem fazer a mamografia?

Vamos direto ao ponto: sim, o procedimento deve ser feito normalmente por todas as mulheres acima de 40 anos. Se você tem silicone, não há problemas em realizar o exame de mamografia. Algumas mulheres com prótese de silicone têm receio em realizar o procedimento. Mas, ainda assim, esse método preventivo não pode ser descartado.

Mamografia e silicone

Mulheres com prótese de silicone precisam de cuidados específicos. Por isso, ao marcar um exame, se você tem implante de silicone nos seios deve informar essa condição à equipe médica.

Local do implante mamário

Se o silicone estiver implantado por trás do músculo peitoral a visualização dos tecidos se torna um pouco mais fácil.

Exame com mínimo de pressão

O mamógrafo deve ser ajustado para pressionar os seios da paciente o mínimo possível, sendo utilizadas manobras específicas. Isso garante que não haverá riscos de a prótese romper. Esse acontecimento é raro, mas, pode ocorrer em casos de silicones enrijecidos.

Exames complementares à Mamografia

Caso o resultado seja duvidoso, uma Ultrassonografia ou uma Ressonância Magnética das Mamas pode ser solicitada pelo médico,  melhorando a precisão do diagnóstico.

Exame de mamografia na Célula mater

Quando o assunto é saúde, é preciso ter uma visão integral sobre cada paciente para oferecer o melhor cuidado e acompanhamento. Aqui na Célula Mater, além de contar com uma equipe médica altamente qualificada e especialistas de renome, possuímos um Centro de Diagnóstico com tecnologia de ponta para oferecer os melhores tratamentos para você e para sua família.

Somos muito mais do que uma clínica. Somos seu centro único de saúde.

Mamografia 3D são paulo

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação