Blog
Menopausa e Sono

A difícil arte de dormir bem depois da menopausa

Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja dicas essenciais para fazer as pazes com o sono na maturidade.

Entenda a importância do sono na menopausa

Dormir é mesmo um santo remédio. Durante o sono, seu cérebro passa por uma espécie de “reciclagem”– uma série de processos essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Isso inclui a limpeza e remoção de toxinas, o que ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas; a consolidação da memória, em que as informações captadas durante o dia são processadas e armazenadas de forma mais eficiente; a reorganização neural, que ajuda a fortalecer as sinapses importantes e a eliminar as menos utilizadas, otimizando o funcionamento cerebral; além da produção de hormônios como a melatonina, que desempenha papel essencial na regulação do metabolismo, na reparação celular e no ciclo sono-vigília. 

Mas quando a maturidade chega, parece que o organismo se recusa a descansar, pedindo menos horas de sono. Para o Dr. Carlos Czeresnia, a média diária deveria se manter em oito horas, mesmo em pessoas acima dos 60 anos. “As pessoas que dormem mais têm uma longevidade maior e uma resposta imune melhor”, explica. 

“A mãe natureza demorou milhões de anos para formatar as espécies que existem hoje. Por que ela não diminui o tempo de sono que a gente precisa, mesmo tendo em vista que, quando você está dormindo, fica vulnerável aos animais, aos bandidos? Porque o sono é fundamental.”

dr. Carlos czeresnia

Qualidade do Sono e alimentação na menopausa:
o que comer à noite

Os hábitos alimentares estão entre as principais medidas comportamentais para melhorar a qualidade do sono. Após a menopausa, a digestão fica mais lenta, a flora intestinal é diferente, a reabsorção dos nutrientes não é tão eficiente. Por isso, não fazer refeições tarde, mastigar bem e respeitar o horário de ir para a cama fazem diferença. Alguns alimentos específicos também podem ajudar, como por exemplo os vegetais verde-escuro. “Eles são ricos em magnésio, um mineral importante no metabolismo da melatonina”, explica a nutricionista Marcieli Pereira, da Lapinha SPA, que participou da live Nutrição e Menopausa, promovida pela Célula Mater em março (clique aqui para ver a live completa).

Outra prática que se usa na Lapinha é evitar alimentos crus.  “Os cozidos melhoram o esvaziamento gástrico, o que também vai facilitar que o corpo pegue no sono mais rápido”, diz Marcieli. Ela ensina também a abusar das sementes, principalmente a de girassol, que contém antioxidantes e são ricas em Vitamina E, e das infusões como a de Melissa e Mulungu. 

Os suplementos de magnésio podem ser uma boa alternativa para quem precisa de uma força extra para dormir.  “O magnésio é um relaxante muscular e também um relaxante sistema nervoso central”, explica Dr. Carlos Czeresnia.

Café: Como a cafeína influencia a sua noite de sono

Dizer que a cafeína é inimiga nesse processo é mais que óbvio. Mas nem sempre quem tem dificuldade para dormir sabe que ela deve ser evitada muito antes da hora do sono. “A vida média da cafeína na circulação é de seis a nove horas”, afirma Dr. Czeresnia. Isso quer dizer que para os mais sensíveis, qualquer cafezinho depois das 14h pode mantê-lo acordado além da conta. Marcieli faz questão de lembrar que ela não está presente só no café: “cuidado com os chás pretos, chá verde, além dos cafés super aditivados hoje muito utilizados para dar mais energia para atividade física, aumentar o foco e a concentração.” Alimentos condimentados são prato cheio para aumentar os fogachos. Outro vilão, o álcool dá a falsa impressão de induzir o sono mas, por levar a um alto consumo energético, deixa o organismo ativo, o que o leva a acordar antes da hora. 

Quem faz atividade física dorme melhor

Poucas medidas são tão eficazes para equilibrar a saúde do sono quanto a atividade física. Isso porque o movimento atua em várias frentes ao mesmo tempo, atacando o problema por ângulos diferentes. A prática regular de exercícios físicos reduz os níveis de estresse e ansiedade, dois fatores que costumam agitar as madrugadas. O exercício também regula o ciclo circadiano, sincronizando o relógio interno do corpo com os padrões de sono e vigília naturais. E aumentam o tempo em que a pessoa passa em sono profundo, a fase mais restauradora e essencial para que aconteça toda a recuperação física e mental.

Ao contrário do que se alardeia por aí, a libido feminina não é tão misteriosa assim. Mas que é complexa, ah, isso é.
Clique no banner acima e saiba mais!

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação