Seg. à Qui: 8h - 19h - Sex: 8h - 18h
Blog
Menstruação fora de hora: por que meu sangramento é desregulado?

Se você vive se perguntando por que sua menstruação chegou mais cedo ou por que está sempre atrasada, saiba que não está sozinha. Mas quando essa irregularidade menstrual é motivo de preocupação?

Cada corpo, uma sentença. Com o ciclo menstrual não é diferente. O organismo de cada mulher tem seu ritmo, seu relógio interno e próprio. Um relógio cheio de engrenagens intrincadas, que envolve cérebro, ovários, útero, e azeitado por fatores ambientais, stress, alimentação… Com tantas peças a serem encaixadas, é de se compreender que um ciclo normal pode variar até algumas semanas e ainda estar dentro de uma flutuação padrão. Embora tipicamente o ciclo menstrual dure 28 dias, qualquer período entre 21 e 35 dias ainda é considerado normal. 

Quando uma pecinha desse imenso quebra-cabeças falta, todo o resto entra em parafuso. Se o sangramento aparecer menos de 21 dias ou mais de 35 dias depois do primeiro dia da menstruação anterior, vale ligar o radar. Caso não aconteça mais, tudo certo. Ocasionalmente, todas as mulheres podem apresentar ciclos irregulares. Mas se ao acompanhar sua menstruação atentamente ao longo de três a quatro meses você observar que isso se repete, é bom agendar uma visita com seu ginecologista. 

A ginecologista Juliana Zampieri, da Célula Mater, lista dez possíveis causas do ciclo irregular para você ficar esperta:

  1. Você pode estar grávida.

Isso pode ser uma surpresa, mas é comum experimentar sangramento ou manchas durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre. Você pode ver algumas gotas de sangue na sua roupa íntima que na verdade não são sangue menstrual. Se você acha que há possibilidade de gravidez,

faça um teste e marque uma consulta com seu médico para confirmar o resultado.

  1. Você está passando por flutuações hormonais.

“Logo após a menarca (a primeira menstruação) pode haver irregularidade nos ciclos menstruais, apenas por imaturidade do organismo”, explica a ginecologista Juliana Zampieri. Mais tarde, na transição para a menopausa, que normalmente acontece entre os 45 e os 55 anos, é um período em que os ciclos menstruais costumam ficar bagunçados mesmo.

  1. O estresse está impactando seu ciclo.

O estresse pode aumentar os níveis de cortisol, um hormônio que interfere numa região do cérebro onde se dá a produção do FSH – o hormônio responsável por mandar o sinal de produção de estrogênio para os ovários. Com isso, a fabricação de estrogênio fica prejudicada, podendo provocar ausência de ovulação, ausência de menstruação e até mesmo problemas de fertilidade. 

  1. Você não está se alimentando direito.

Quando o corpo não recebe os nutrientes básicos de que necessita para seu funcionamento regular, é natural que ele tente se resguardar. A irregularidade menstrual ou até mesmo a ausência de menstruação são maneiras que o organismo tem de se proteger e salvar energia para outras funções. 

  1. Você está tomando certos medicamentos ou vitaminas.

Alguns medicamentos, como aspirina, vitaminas ou suplementos, podem causar anticoagulação, ou afinar seu sangue. Por isso é sempre bom conversar com seu médico antes de adicionar qualquer um deles na sua rotina diária – e isso vale especialmente nesses tempos em que estamos muito suscetíveis às dicas nem sempre saudáveis dos influencers digitais. Atenção também para uso indevido de hormônios, mesmo que transdérmicos (por exemplo, gel). Caso você tome pílula anticoncepcional, uma escorregada de um dia apenas já pode interromper o ciclo. Portanto, se você pulou uma pílula em sua cartela, não se surpreenda se seu período levar cerca de um mês para continuar como esperado.

  1. Você tem problemas na tireoide ou na glândula pituitária.

Ciclos irregulares podem ser um sinal de hipotireoidismo ou outros distúrbios endócrinos que afetam a glândula pituitária, como a síndrome de Cushing, que ocorre quando seu corpo produz muito cortisol. Se você estiver experimentando outros sintomas de hipotireoidismo além de um sangramento irregular, como cansaço, fadiga e ganho de peso, fale com seu médico e faça um exame de sangue para descobrir se isso pode ser a causa.

  1. Há algo de suspeito com seu endométrio:

O endométrio é o tecido que reveste o útero – é ali que o embrião vai se fixar caso haja a fecundação e, caso não haja, esse é o tecido que descama e sai na forma de menstruação. Algumas condições atípicas endometriais, ou crescimento de pólipos no endométrio, podem causar irregularidades menstruais. Infecções ou inflamações nesse tecido também podem ocorrer. Se você apresentar sangramento irregular entre os períodos menstruais regularmente, é bom procurar orientação do seu ginecologista. 

Para se informar melhor sobre endometriose, veja o vídeo do ginecologista e obstetra Fernando Nóbrega aqui:

  1. Você pode ter mioma

Miomas uterinos são tumores não cancerígenos que podem crescer dentro do útero. Eles são extremamente comuns – até 80% das mulheres têm ou vão ter algum mioma ao longo da vida, especialmente entre os 35 e os 45 anos. Embora possam não apresentar sintomas, em algumas mulheres eles provocam menstruações bastante desconfortáveis e intensas.


Quer saber mais sobre miomas?

A dra. Joana Curado explica aqui:


  1. O seu colo do útero precisa de atenção

Você normalmente ouve falar sobre exames de Papanicolau sendo usados para descartar anormalidades cervicais, mas o sangramento anormal também pode ser um sinal de displasia (o crescimento de células anormais e potencialmente cancerígenas no colo do útero), pólipos ou infecção desta região. Muitos médicos não realizam exames de Papanicolau anualmente para todos os pacientes devido às diretrizes atuais que recomendam fazê-los a cada três a cinco anos. No entanto, não tenha medo de falar sobre sangramento anormal quando você consultar seu médico.

  1.  Você pode ter síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Ciclos muito longos (de 35, 40 dias) ou meses sem menstruar, aliado a outros sinais como presença de pelos grossos em áreas tipicamente masculinas, aumento da oleosidade da pele e acne, e também ovários aumentados com muitos folículos – o que é detectado apenas com um ultrassom – podem ser por causa da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). “Esse diagnóstico depende de pelo menos dois destes sintomas, e é necessário também excluir outras possíveis causas que levam a quadros semelhantes”, explica Juliana Zampieri. 


Quer saber mais sobre SOP?

A dra. Juliana Zampieri explica neste vídeo no nosso canal do Youtube


Últimas matérias

Náuseas e vômitos durante a gravidez afetam cerca de 50 a 90% das gestantes, especialmente nos primeiros três meses de gestação.  Esses sintomas, mais intensos pela manhã, podem causar estresse significativo durante a gravidez. Entenda as causas e os...
Saiba +
Quem nunca teve, levante as mãos para os céus e para as bactérias boas de sua privilegiada flora vaginal. São elas que mantêm o equilíbrio lá na dita cuja e não deixam com que o fungo da cândida se...
Saiba +
Aviso às gestantes: amamentar não é nada fácil. Mas, vencidos os primeiros obstáculos, essa fase pode ser, sim, muito prazerosa para mãe e bebê. Sabe aquela clássica imagem da madona amamentando seu bebê? O semblante sereno da mãe, as...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação