Blog
Ginecologia
MIOMAS UTERINOS

Miomas uterinos são tumores benignos que crescem nas paredes do útero de mulheres em idade reprodutiva. Estima-se que até 80% das mulheres apresentarão miomas em algum momento ao longo da vida.

As causas para o aparecimento e crescimento dos miomas ainda não foram completamente esclarecidas, mas envolvem fatores como:

  • predisposição genética
  • estímulo hormonal

Mioma uterino – Sintomas

A maioria das mulheres com miomas não apresentará sintoma algum, mas quando os sintomas estão presentes, os mais comumente encontrados são sangramento menstrual excessivo, sangramento fora dos períodos menstruais e dores na pelve.

Em casos de miomas muito volumosos, pode ocorrer compressão de outros órgãos da pelve e a paciente pode apresentar sintomas como obstipação intestinal e incontinência urinária.

Mioma uterino e a infertilidade

Além disso, os miomas podem crescer para dentro do útero ou se tornar muito volumosos causando distorções na cavidade uterina e, como uma barreira mecânica, podem dificultar o encontro entre óvulo e espermatozoide, sendo por isso uma das causas e infertilidade.

Mioma uterino – Exames de diagnóstico

É importante que durante a investigação diagnóstica seja realizado bom exame físico ginecológico aliado a um exame de imagem especializado (ultrassonografia pélvica ou ressonância magnética). Essa avaliação possibilita a decisão sobre a melhor forma de tratamento.

Por se tratar de doença benigna, a maioria das pacientes sem sintomas não precisará de nenhum tratamento, podendo realizar apenas o acompanhamento com o ginecologista.

Mioma uterino – Tratamentos

Nos casos sintomáticos, os tratamentos disponíveis se dividem em três grupos principais:

– Medicamentosos, que visam diminuir os sintomas e inibir o estímulo hormonal para crescimento dos miomas.

– Tratamentos pouco invasivos, como o procedimento de embolização dos miomas, que visa ocluir os vasos sanguíneos que levam sangue para os miomas.

 – Cirurgia com o objetivo de remover os miomas. Pode ser realizada por cirurgia convencional aberta ou por vias cirúrgicas pouco invasivas, como histeroscopia, laparoscopia ou cirurgia robótica.

Conheça o Dr. Fernando Nobrega

 O Dr. Fernando sempre teve afinidade com o universo da saúde. Filho de funcionários de hospitais, cresceu com acesso a livros e informações médicas. Por gostar da área e de grandes desafios, escolheu a medicina.

Após um ano de estudos nos Estados Unidos, cursou medicina na USP e trabalhou como médico na Marinha do Brasil, em Manaus, durante um ano. Com o retorno a São Paulo, se especializou em ginecologia e obstetrícia e, em seguida, em oncologia ginecológica.

Confira o video do Dr. Fernando Nobrega aqui

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Celula-mater-botao-agende-sua-consulta.png

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação