Todos já ouvimos falar sobre a importância do aleitamento materno para o bebê até os 6 meses de vida. Inclusive para a mãe que amamenta também há inúmeros benefícios. Mas você sabe, de fato, quais benefícios são esses?
No final desta matéria, apresentamos 4 dicas das enfermeiras obstetras da Célula Mater, Lisiane Hoyos, Roseli Monteiro e Aline Alvares , para as mães que desejam manter a amamentação após retorno ao trabalho.
Por meio do leite, a mãe passa para o bebê anticorpos extremamente importantes para sua saúde.
A mãe que amamenta também sente os benefícios desde o início, que são:
E o mais importante: é um momento único de conexão exclusiva da mãe e do bebê, fortalecendo o vínculo e a relação afetiva entre os dois.
A falta de informação pode levar algumas mulheres a acharem que têm leite fraco e que precisam dar complemento para seus bebês, mas não se engane. O leite materno é o alimento mais completo que seu bebê pode consumir. Nele existem todos os tipos de nutrientes, sais minerais e, inclusive, água.
Para as mamães que querem manter a amamentação por 6 meses ou mais, selecionamos as dicas de ouro das enfermeiras obstetras da Célula Mater, Lisiane Hoyos, Roseli Monteiro e Aline Alvares.
Planejamento de mamadas – É importante calcular quantas mamadas o bebê terá enquanto a mãe estiver no trabalho e se programar algumas semanas antes para começar a tirar o leite e armazenar. Assim terá um bom estoque quando voltar, de fato, ao trabalho.
Rede de apoio – Todos os envolvidos (familiares, babá ou profissional da creche) devem seguir a mesma orientação e optar por somente um dispositivo: colherzinha, copinho ou mamadeira (lembrando que a mamadeira pode trazer confusão de bicos e impactar na amamentação).
Pele a pele – Quando a mãe estiver em casa, ela deve fazer bastante contato pele a pele com o bebê e investir na amamentação direto no seio.
Consultoria de amamentação – Em caso de dúvidas, buscar orientação com enfermeiras especializadas em consultoria de amamentação e receber orientações para armazenamento e estoque.
No Brasil, a licença-maternidade dura 4 meses e,esse tempo não cobre as recomendações da OMS, que seriam 6 meses de aleitamento materno exclusivo.
Algumas empresas públicas e privadas têm implantado salas de apoio à amamentação, onde a mulher pode retirar o leite durante a jornada de trabalho e armazenar corretamente para que possa levar para casa ao final do expediente. Hoje em dia já são mais de 200 salas certificadas pelo Ministério da Saúde beneficiando até 140 mil mulheres e, consequentemente, seus bebês.
Já ouviu falar sobre empresas cidadãs?
As empresas cidadãs são uma nova realidade. São empresas no Brasil e no mundo que reconhecem a importância da primeira infância do bebê e tem “ajustado” sua licença-maternidade. Entre os benefícios oferecidos aos novos pais estão:
O maior desafio das mães na volta ao trabalho é ficar longe do seu bebê em um momento em que ele ainda é tão dependente. Converse com o seu médico e com sua rede de apoio e planeje esse momento.
A Primeira Infância é o momento mais crítico para a saúde, crescimento e desenvolvimento emocional e neurológico do bebê. Estar por perto é fundamental.