Blog
Mães, vocês não estão sozinhas!

Queremos trazer à tona um tema essencial: a SAÚDE MENTAL MATERNA.

Mães, vocês não estão sozinhas! Nós sabemos que junto com a alegria da maternidade, vêm os desafios que muitas mulheres enfrentam ao longo desse processo. Lidar com expectativas, mudanças físicas e sociais, sobrecarga de atividades e o impacto na carreira profissional são apenas algumas das questões que podem gerar estresse e ansiedade nas mães.
“Muitas vezes, essas mulheres passam por esses momentos sozinhas, com medo de julgamentos, e a culpa acaba sendo constante.” – conta Aline Alvares, especialista em aleitamento materno e laserterapeuta.

É fundamental trazer visibilidade para a saúde mental materna, porque é um assunto que merece toda a atenção e cuidado. Existem estratégias que podem auxiliá-las a passar por esses desafios de forma mais equilibrada.
Nesse contexto, as consultoras de amamentação da Célula Mater, Roseli Monteiro e Aline Alvares, nos trazem algumas estratégias que podem ser úteis para enfrentar esses desafios:

✔️ Compartilhar seus sentimentos e percepções sobre a maternidade com seu parceiro(a) ou pessoas próximas que oferecem suporte. O diálogo aberto e sincero pode trazer alívio emocional e ajudar a encontrar soluções em conjunto.

✔️ Construir uma rede de apoio, contando com pessoas que possam dividir as tarefas de cuidados com o bebê/criança e também as tarefas domésticas. Ter alguém em quem confiar e que esteja disposto a ajudar pode fazer toda a diferença.

✔️ Trocar experiências com amigas que estejam passando pela mesma fase. Compartilhar vivências, desafios e conquistas pode trazer conforto e fortalecimento emocional. Vocês podem se apoiar mutuamente e encontrar soluções criativas juntas.

✔️ Participar de rodas de conversa com outras gestantes e mães, para compartilhar experiências e aprender juntas. Esses encontros promovem um espaço seguro para discutir questões relacionadas à maternidade, além de proporcionar aprendizado e apoio mútuo.

✔️ Buscar ajuda de profissionais como psicólogos e médicos, que podem oferecer suporte especializado. Esses profissionais têm o conhecimento necessário para ajudar as mães a lidar com questões emocionais, fornecendo ferramentas e estratégias para fortalecer a saúde mental.

Consultoria de amamentação

Na Célula Mater, além da consulta de pré-natal feita com o acompanhamento das enfermeiras obstetras Lisiane Hoyos, Roseli Monteiro e Aline Alvares, você também conta o Curso de Preparo para o Parto e Pós-Parto, além do Workshop GentleBirth.

O Workshop GentleBirth é uma preparação mental e emocional para parto e parentalidade, que através de informações baseadas em evidências técnicas e exercícios mentais, você pode ressignificar crenças, reduzir ansiedade, aumentar sua resiliência e transformar o estresse em entusiasmo. 

A saúde mental materna é um assunto de extrema importância, que precisa de reflexão e ação!
É fundamental que as mães se permitam cuidar de si mesmas, reconhecendo que sua saúde mental é um pilar essencial para o bem-estar de toda a família.

GentleBirth

Vamos juntas trazer mais visibilidade e conscientização sobre a saúde mental materna. Que possamos refletir sobre o apoio e acolhimento que as mães merecem, além de celebrar suas conquistas e a importância do cuidado com o seu bem-estar.

Conheça as enfermeiras obstetras da Célula Mater:

Lisiane Hoyos – Enfermeira obstetra da Célula Mater, aromaterapeuta e instrutora certificada GentleBirth® Hypnobirthing.

Roseli Monteiro – Enfermeira obstetra da Célula Mater, especialista em Obstetrícia, consultora de amamentação e certificada pela Spinning Babies®.

Aline Alvares – Enfermeira obstetra da Célula Mater, especialista em Obstetrícia, especialista em Aleitamento Materno e consultora de amamentação.

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação