Blog
Gestantes
Você sabe a importância do teste do pezinho?

Um exame rápido, seguro e essencial para rastrear certas doenças em recém-nascidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data visa alertar a população quanto à importância de se realizar o teste, pois, apesar de ser obrigatório e gratuito em todo o país, somente 80% dos nascidos fazem o exame.

Tipos de teste do pezinho

Existem diferentes tipos de teste do pezinho e todos são realizado sa partir de uma amostra de sangue do bebê após 48 horas e até 5 dias de vida. 

O teste permite rastrear possíveis distúrbios e doenças de ordem hematológica, genética, imunológica, metabólica, hormonal e infecciosa na fase pré sintomática.

No Brasil, foi sancionada a Lei n. 14.154 que amplia para 50 o número de doenças investigadas pelo Sistema Único de Saúde.

 Doenças detectadas pelo teste do pezinho

Atualmente as seis doenças pesquisadas pela versão básica são: 

  • hipotireoidismo congênito, 
  • fenilcetonúria, 
  • síndromes falciformes, 
  • fibrose cística, 
  • hiperplasia adrenal congênita e 
  • deficiência de biotinidase.

As versões ampliadas, que podem abranger mais de 60 doenças, já são oferecidas pela rede privada.

Resultado do teste do pezinho – O que devo fazer?

Um resultado positivo não significa que o bebê seja portador da doença, mas indica necessidade de prosseguir a investigação a fim de confirmar ou excluir o diagnóstico.

Os bebês portadores dessas doenças podem apresentar aspecto saudável ao nascimento. Os sintomas podem surgir posteriormente, mesmo que na família não haja casos de problemas congênitos ou hereditários.

O teste do pezinho favorece a suspeita precoce de diversas doenças e possibilita o tratamento específico que contribui para a diminuição ou eliminação de danos irreversíveis ao bebê.

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação