Seg. à Qui: 8h - 19h - Sex: 8h - 18h
Blog
Gestantes
Você sabe a importância do teste do pezinho?

Um exame rápido, seguro e essencial para rastrear certas doenças em recém-nascidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data visa alertar a população quanto à importância de se realizar o teste, pois, apesar de ser obrigatório e gratuito em todo o país, somente 80% dos nascidos fazem o exame.

Tipos de teste do pezinho

Existem diferentes tipos de teste do pezinho e todos são realizado sa partir de uma amostra de sangue do bebê após 48 horas e até 5 dias de vida. 

O teste permite rastrear possíveis distúrbios e doenças de ordem hematológica, genética, imunológica, metabólica, hormonal e infecciosa na fase pré sintomática.

No Brasil, foi sancionada a Lei n. 14.154 que amplia para 50 o número de doenças investigadas pelo Sistema Único de Saúde.

 Doenças detectadas pelo teste do pezinho

Atualmente as seis doenças pesquisadas pela versão básica são: 

  • hipotireoidismo congênito, 
  • fenilcetonúria, 
  • síndromes falciformes, 
  • fibrose cística, 
  • hiperplasia adrenal congênita e 
  • deficiência de biotinidase.

As versões ampliadas, que podem abranger mais de 60 doenças, já são oferecidas pela rede privada.

Resultado do teste do pezinho – O que devo fazer?

Um resultado positivo não significa que o bebê seja portador da doença, mas indica necessidade de prosseguir a investigação a fim de confirmar ou excluir o diagnóstico.

Os bebês portadores dessas doenças podem apresentar aspecto saudável ao nascimento. Os sintomas podem surgir posteriormente, mesmo que na família não haja casos de problemas congênitos ou hereditários.

O teste do pezinho favorece a suspeita precoce de diversas doenças e possibilita o tratamento específico que contribui para a diminuição ou eliminação de danos irreversíveis ao bebê.

Últimas matérias

O Outubro Rosa chega para colorir o mundo com um lembrete vital: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é um mês de conscientização, de cuidado e, acima de tudo, de ação. E...
Saiba +
Novas evidências mostram que o que você come pode estar relacionado com o desconforto abdominal em mulheres com endometriose. Entre os vilões do prato, estão o glúten e a lactose. Um novo e amplo estudo da Universidade de Edimburgo,...
Saiba +
A gestação é um período que envolve inúmeras alterações fisiológicas no corpo da mulher, incluindo o sistema urinário. Essas mudanças tornam a gestante mais suscetível a algumas condições urológicas que merecem atenção especial. Antes mesmo de engravidar, algumas mulheres...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação

Assine nossa newsletter