Blog
Urologia
UROLOGIA – FIMOSE

Urologia – O que é a fimose e por que devo ficar atenta? 

Para as mães, na maioria das vezes, esse assunto é uma novidade. Por não fazer parte da sua vida íntima, algumas mães de meninos ficam sem saber o que deve ser observado e quando levá-los ao médico.

Fimose é uma queixa frequente nos consultórios urológicos e ocorre em todas as idades, sendo mais comum na infância. No adulto, a fimose pode ocorrer como sequelas de processos inflamatórios repetitivos e crônicos de diversas causas e até cicatrizações de traumas no pênis.

O que é a fimose? 

Fimose é a incapacidade de redução do prepúcio, impossibilitando a completa exposição da  glande. 

Cerca de 96% dos meninos nascem com fimose, o que faz com que este seja um dos diagnósticos mais comuns em pediatria. Entretanto, apesar da elevada prevalência, a resolução espontânea acontece em uma porcentagem significativa em crianças.

Urologia –  O que a fimose pode causar?

A presença de fimose pode ocasionar diversos problemas como:

  • Dificuldade para urinar, 
  • Infecção urinária, 
  • Dificuldade para a limpeza completa do pênis,
  • Acúmulo de secreções (esmegma).

Fimose – o que é recomendado pelos médicos?

A tendência atual é a de limitar e postergar o tratamento cirúrgico da fimose, restringindo-o aos adolescentes que não conseguem ainda expor a glande e nos casos em que há infecções recorrentes do trato urinário ou na glande.

Como tratar a fimose em meninos?

Especificamente em crianças, a Sociedade Americana de Pediatria e Sociedade Americana de Urologia recomendam como primeira opção o tratamento conservador, que consiste no uso de cremes e pomadas indicadas para a doença. 

Nos casos mais avançados ou onde o tratamento conservador não foi suficiente indica-se a abordagem cirúrgica para retirada do excesso de pele (postectomia ou circuncisão).

Cirurgia de fimose

Embora o procedimento seja simples, não é isento de riscos, que incluem cicatriz hipertrófica no local, sangramento, alteração cosmética da pele do pênis. Por isso, é preciso fazer uma avaliação adequada em cada caso.

Além disto, outra complicação possível na cirurgia de fimose é a formação de uma nova fimose devido a uma cicatriz mais endurecida. Também pode acontecer uma hipersensibilidade na glande até o corpo se adaptar à ausência da pele, principalmente em adultos.

Os pais de crianças portadoras de fimose e adultos que possuem a condição, devem  ficar atentos ao surgimento da Parafimose, uma complicação que ocorre quando o indivíduo portador de algum grau de fimose consegue expor a glande, mas não consegue recobri-la, isto é, trazê-la de volta à posição original, e isto se configura uma emergência urológica, pois dificulta o fluxo sanguíneo no local, causando edema e dor. 

Caso haja suspeita da Parafimose, o urologista deve ser imediatamente procurado para que o tratamento seja imediato.

Conheça a urologista Dra. Miriam Dambros

Ainda no primeiro ano de estudos, a Dra. Miriam se encantou pelo sistema urinário e decidiu se tornar urologista. Ao longo dos 20 anos de carreira, lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade de Maastricht, na Holanda.

Sente-se movida por casos desafiadores que chegam ao consultório, sobretudo quando têm a oportunidade de acompanhar o envelhecimento dos pacientes e estar presente em suas vidas durante diferentes fases. 

Conheça um pouco mais a Dra. Miriam Dambros clicando aqui

Agende sua consulta

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação