Blog
Ginecologia
Viva o ciclo menstrual!

A dança dos hormônios não é só fonte de desprazeres. Cada vez mais as mulheres — e a ciência — descobrem que a inconstância própria da natureza feminina não precisa ser negada.

Indesejável, perturbadora, desagradável, dolorida e embaraçosa. A menstruação é um fenômeno amaldiçoado em diferentes épocas e culturas.

As instabilidades do ciclo hormonal são acusadas de trazerem toda sorte de incômodos: cólicas, irritabilidade, enxaquecas, ansiedade, fome incontrolável, choro.

Convenhamos que nada disso combina com a mulher que se espera hoje: a esposa impecável, a profissional que dá conta de tudo, a mãe onipresente, o objeto de desejo sexual permanente.

Diante dessa demanda, a chegada dos anticoncepcionais de uso contínuo, que suspendem o sangramento mensal até segunda ordem, foi uma bênção.

As pílulas e os implantes, com suas doses diárias e sempre constantes de hormônios, achatam as curvasda montanha-russa de humores com que as mulheres convivem desde que Eva menstruou.

Só que, nos últimos tempos, a maré vem mudando. ‘‘As pacientes têm procurado métodos que não bloqueiam o eixo hormonal, como o DIUs e a camisinha’’, avalia Marina Gonzales, ginecologista e obstetra da Clínica Célula Mater.

Para ela, essa mudança de comportamento surge do desejo de uma vida menos regida por substâncias químicas sintéticas e mais próxima às leis da natureza.

A partir desse novo olhar, é interessante atentar para pesquisas que, desde o início dos anos 1990, investigam as diferenças entre homens e mulheres. 

O estudo de como o ciclo menstrual afeta o cérebro tem sido uma das linhas para entender o que faz de um homem um homem, e de uma mulher, uma mulher.

E eureca: os altos e baixos do estrógeno e da progesterona promovem pequenas transformações cerebrais, que exacerbam ou inibem certas características.

Hormônios!

Sim, ficamos mais irritadas quando esses hormônios caem, provocando o sangramento.

Sim, nos sentimos mais cansadas, ansiosas, menos pacientes, mais sensíveise propensas ao choro.

Sim, queremos ficar no nosso canto, o corpo fica mais dolorido, inchado.

E, sim, algumas de nós têm esses sintomas muito exacerbados e precisam da ajuda dos anticoncepcionais hormonais para lidar com eles. Que bom que esses recursos existem: afinal, eles nos dão mais liberdade de escolha.

Ok. Mas sempre há outro lado. Por exemplo: logo após o sangramento, a noção espacial fica mais aguçada.

Mais para perto da ovulação, acontece um pico na capacidade de comunicação. Isso se reflete nas habilidades verbais e também na destreza em interpretar os sentimentos dos outros. É a tal empatia, palavra em alta nos dias atuais.

‘‘Uma das pesquisas mostra que as mulheres se mostraram mais aptas a decodificar as expressões de medo’’, aponta Marina.

Diante de alguém que demonstra medo, o homem tende a acionar o mecanismo de luta ou fuga – uma reação atrelada ao gênero masculino desde épocas primitivas.

Enquanto os homens saíam para caçar, a mulher ficava dentro das cavernas, cuidando da prole. Quando a criança sentia medo, a mãe tinha que entender que raio de medo era aquele: se real ou imaginário. Nosso corpo se adaptou a isso.

Ainda hoje, vê-se que, na hora de tomar decisões, as mulheres levam mais aspectos em conta, considerando interesses coletivos, enquanto os machos tendem à objetividade.

Outro estudo mostra que, se uma mulher quer parar de fumar, antes da ovulação é o melhor momento para começar.

Se isso é válido para uma decisão dessas, quem sabe nesse momento estejamos mais alinhadas para entender que rumos tomar e que meios usar para chegar lá.

Há até mesmo estudos mostrando que o tamanho do hipocampo aumenta no período ovulatório – essa região é a responsável por guardar memórias e também importante nas habilidades sociais.

Marina lembra também de uma reclamação comum entre as usuárias da pílula: a baixa na libido, fruto da estabilidade do estrógeno no sangue provocada pelo anticoncepcional.

Sonhos

O estudo dos sonhos das mulheres de acordo com o sobe e desce hormonal mostra uma pista para compreender isso: nas fases pré-ovulatórias, quando o estrógeno está alto, os sonhos costumam ser mais positivos, ter mais figuras masculinas e conteúdo erótico. 

No pré-menstrual, quando esse hormônio cai vertiginosamente, o conteúdo dos sonhos tende a ser mais negativo e com mais figuras femininas.

Ou seja: se há um baile de hormônios rolando solto dentro do seu corpo, quem sabe seja uma boa ideia aprender a dançar conforme essa música, em vez de querer silenciá-la. 

‘‘Para quem tem ciclo regular e natural, é interessante saber sobre o seu ciclo’’, opina Renata Mendes, ginecologista e obstetra da Célula Mater. Para isso, ela indica apps como o Clue, que ajudam a manter um arquivo de dados e também de sintomas.

Escola de menstruação

A pedagoga espanhola Erika Irusta, especialista em ciclo menstrual, foi além. Ela fundou, veja só, uma escola de menstruação. A ideia foi construir uma plataforma em que as mulheres dividissem umas com as outras suas experiências com o ciclo, formando um banco de dados e de trocas de informações. 

A apresentação do projeto, intitulado Soy1Soy4, é enfática: ‘‘Nunca somos a mesma. Portanto, tentar ser sempre uma única e igual nos deixa em farrapos. 

Dar uma de mulher perfeita, que ‘não se deixa levar por seus hormônios‘, nos adoece e nos limita. Você não é esquisita porque chora vendo uma propaganda de detergente. Nem está doente porque não consegue engolir a raiva e explode. Você é cíclica num mundo que pretende ser linear. Você é um círculo que querem enquadrar’’.

Além de Erika, outras mulheres vêm erguendo a bandeira vermelha.

Em 2015, depois de um debate à presidência dos Estados Unidos, irritado com as perguntas da mediadora, o então candidato Donald Trump soltou o seguinte comentário: ‘‘Ela estava soltando sangue pelos olhos e não sei mais por onde’’. A fala motivou a criação da campanha #PeriodsAreNotAnInsult.

A hashtag foi usada na camiseta da corredora Kiran Gandhi, que completou a Maratona de Londres menstruada e sem absorvente. A reação de espanto que a mancha vermelha em sua calça provocou ainda tem muito a dizer sobre um mundo em que apenas 12% das meninas têm acesso a absorventes higiênicos.

Não à toa, o Oscar de melhor documentário deste ano foi para Absorvendo o Tabu, que mostra como um método de fabricação de absorventes baratos está retirando o véu de vergonha e falta de informação que ainda resiste em torno do tema nos vilarejos do interior da Índia.

Para manter seu ciclo em ordem, o corpo pede uma vida saudável: ‘‘Os principais fatores que afetam a regularidade menstrual são alimentação, exercícios, síndromes dos ovários policísticos e distúrbios da tireoide’’, lembra Renata Mendes

Mas fatores emocionais, como estresse, podem igualmente alterar o passo do ciclo.

‘‘O nosso papel como ginecologistas também está em mostrar às pacientes que ser mulher é normal’’, avalia Marina.

Sangrar, ter corrimentos, ficar inchada, tudo isso faz parte. Somos voláteis. Quem sabe, por isso, podemos voar.

Fonte: Revista Célula Mater Press, Edição no 20, Junho de 2019.

Responsável Técnico: Carlos Eduardo Czeresnia CRM 20245
Jornalista Responsável: Débora Mamber Czeresnia

Ilustração de Carolina Itzá

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Celula-mater-botao-agende-sua-consulta.png

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação