Blog
O QUE ACONTECE QUANDO O BEBÊ FICA SENTADO DENTRO DA BARRIGA?

Apresentação pélvica é o nome técnico quando o bebê fica sentado dentro da barriga da mãe. No início da gestação é comum os bebês estarem nessa posição, já que tem bastante espaço e bastante líquido. 

Dúvidas de grávida – É normal o bebê ficar sentado?

Antes das 28º semanas, aproximadamente 20% a 25% dos bebês ficam sentados, mas no final da gestação, apenas 3% a 4% dos bebês permanecem nesta posição. 

A maioria dos bebês que continuam sentados até o final da gestação, é devido a alguma alteração no formato do útero ou a alguma alteração da posição da placenta.

Gravidez – Posição ideal do bebê

A apresentação pélvica traz mais riscos durante o trabalho de parto do que o parto com o bebê cefálico, ou seja, de cabeça para baixo. Por isso, orientamos nossas pacientes a beberem bastante água, afinal, quanto mais líquido, mais espaço e fica mais fácil pro beber mudar de posição.

Como ajudar o bebe a virar dentro da barriga

Além disso, orientamos exercícios de spinning babies e acupuntura que auxiliam nesta mudança de posição do bebê.

Caso a gestante tenha tentado todas essas opções e o bebê mesmo assim, ficou sentado até o final da gestação, ainda existe a possibilidade de realizar a versão cefálica externa. Neste caso, converse com o seu médico!

Spinning baby na Célula Mater

Uma das etapas do pré-natal da nossa clínica, é a Consulta com as nossas Enfermeiras Obstetras. 

Sugerimos ao menos três consultas:

  • A primeira consulta ocorre entre a 22º e 24º semana, onde falaremos sobre o parto  e como se preparar do ponto de vista físico e emocional.
  • A segunda consulta acontece a partir da 28º semana quando propomos alguns exercícios de Spinning Baby. Nesse momento, o objetivo é promover mais espaço para o bebê encontrar a melhor posição para o parto
  • A terceira consulta acontece entre a 34º e 35º semana e destina-se a consultoria de amamentação antes do parto.

Lembrando que após as consultas deixamos o casal livre para esclarecer todas as dúvidas sobre a maternidade e a gestação, independente da programação das consultas.

A consulta com as Enfermeiras obstetras da Célula Mater acontece em um ambiente relaxante, com massagens e aromaterapia. No caso do bebê sentado, após a 30ª semana, as enfermeiras entram com o exercício Spinning Baby para virar de forma natural o bebê e deixá-lo preparado para o parto.

Consulte nossos médicos e solicite a Consulta com as Enfermeiras Célula Mater.

Conheça nossas enfermeiras:

Enfermeira Lisiane Hoyos, clicando aqui
Enfermeira Roseli Monteiro, clicando aqui
Enfermeira Aline da Motta Barbosa Alvares clicando aqui

Notícias relacionadas

Apresentação pélvica é o nome técnico quando o bebê fica sentado dentro da barriga da mãe. No início da gestação é comum os bebês estarem nessa posição, já que tem bastante espaço e bastante líquido.  Dúvidas de grávida –...
Saiba +
Urologia – O que é a fimose e por que devo ficar atenta?  Para as mães, na maioria das vezes, esse assunto é uma novidade. Por não fazer parte da sua vida íntima, algumas mães de meninos ficam sem...
Saiba +
A adolescência é uma experiência de inúmeras transformações físicas que envolvem novos cuidados e pontos de atenção com relação ao corpo dos adolescentes. Para se cuidar melhor, selecionamos 5 dicas valiosas da médica urologista Dra. Miriam Dambros que certamente...
Saiba +
criado por: agenciaecco.com.br
Open chat