Blog
Gestantes
Amamentação – Privação do sono e o impacto na vida da mamãe e do bebê

Chegar em casa com o bebê é um marco na maternidade. Um momento muito emocionante. Ter um bebê recém-nascido em casa muda a rotina. Para as mamães de primeira viagem, a adaptação é ainda mais intensa e o grande desafio é entender a linguagem do bebê, que se comunica principalmente por meio do choro. Neste momento, é importante entender o impacto da privação do sono e na rotina. Se você se identifica com esse momento, essa matéria poderá te ajudar.

Até saber identificar se o choro é de sono, fome ou desconforto, a mamãe vai passar momentos de tensão e angústia. E, se o sono não estiver “em dia”, tudo pode ser potencializado. Antes de mais nada, aproveite os minutos de descanso para colocar o sono em dia.

Privação do sono – Dormir para recarregar as energias

A nova rotina da casa com um bebê recém-nascido demanda energia. As mamães precisam regredir ao bebê para entender o que ele está sentindo.

Em síntese, as principais “queixas” dos bebês são:

  • fome;
  • sono;
  • desconforto, como fralda úmida ou suja

Amamentar gasta energia

Em média, uma boa mamada demora entre 2h30 a 3h. Além de alimentar o seu bebê, também podemos considerar como tempo de mamada o arroto e a troca da fralda. Após a mamada completa, pode-se considerar mais 2 horas de sono do bebê e todo o processo se repete. Ou seja, podemos considerar como o “tempo de mamada” de 4h e 5h.

Dica de ouro das nossas enfermeiras: quanto mais vezes o bebê mamar durante o dia, melhor será a noite de sono da mamãe.

Para que a mãe consiga amamentar de forma regular e saudável, uma boa alimentação, uma boa hidratação e descanso são fundamentais.

E-book Guia Prático da Amamentação

 Períodos de repouso durante o dia

Aproveitar o sono do bebê para descansar é uma ótima ideia. É indicado repousar várias vezes ao dia, principalmente nos primeiros meses da amamentação.

Este conselho é passado pelos médicos, mas em muitos casos as mamães não conseguem “cumprir”. Entre as principais queixas: “não consigo dormir de dia”, por exemplo.

Antes de mais nada, anote outras dicas das das nossas enfermeiras:

  • desligue o celular;
  • coloque uma música relaxante;
  • faça exercícios respiratórios.

Tudo isso em um ambiente à meia luz e com ventilação adequada.

A privação de sono pode influenciar na amamentação?

Acima de tudo, a resposta é sim. A privação de sono atrapalha muito porque gasta todo o resto de energia que a mãe tem. O corpo da mamãe precisa estar carregado para produzir um bom leite, dar atenção necessária para o bebê e, o principal, ter vontade de acolher o recém-nascido com amor e carinho.

Conheça as enfermeiras da Clínica Célula Mater

Lisiane Hoyos – Enfermeira obstetra – Clique aqui

Roseli Monteiro – Enfermeira obstetra – Clique aqui

Aline Alvares – Enfermeira obstetra – Clique aqui

Notícias relacionadas

Um, dois, três… quantos filhos você tem ou imagina ter? Para celebrar o Dia das Mães com toda sua beleza, felicidade e também perrengues, a Célula Mater conversou com a querida Mariana Arasaki, paciente da Dra Lucila Pires Evangelista...
Saiba +
Não se falava de puerpério até pouco tempo atrás. Essa fase desconhecida que traz consigo tantas mudanças, começou a ser amplamente debatida de alguns anos pra cá. Há um consenso, dentro da comunidade científica, de que o puerpério dura ...
Saiba +
A realização do exame de mamografia em quem tem implante de silicone nos seios ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres que possuem ou aquelas que pretendem colocar um dia. Perguntas como essas abaixo são feitas com frequência em...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação
Open chat