Blog
Gestantes
Rede de apoio – A importância do apoio na amamentação

Sem dúvida nenhuma, a rede de apoio é muito importante no estabelecimento e manutenção da amamentação. A pessoa que estará junto com a mãe no período inicial da amamentação, deve participar do aprendizado sobre amamentação desde o pré-natal. Sabendo o que esperar desse período, ajudará a mamãe a lembrar das orientações prévias.

Maternidade – O que é rede de apoio

Rede de apoio entende-se pelo conjunto de pessoas, grupos e instituições que apoiam a mulher durante a amamentação, de diversas maneiras: 

– dando atenção e carinho; 

– dividindo as tarefas domésticas;

– participando do cuidado das outras crianças;

– cuidando de sua saúde;

– acompanhando-a nas consultas dela e do bebê;

– entre outras ajudas.

Amamentação – Os desafios da mãe

O início da amamentação pode ser muito desafiador para a mulher, pois envolve diferentes situações como: privação de sono, desconfortos físicos, cansaço, instabilidade de humor e medos. São dias de intensas atividades, que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

Nesses momentos, se faz essencial a colaboração deste time de ajuda, incentivando-a a persistir e reforçando que ela não está só nesta jornada.

Apoio emocional e físico durante a amamentação

Esta é uma fase de muitos medos e inseguranças, o apoio emocional é fundamental para o sucesso da amamentação e recuperação materna. É importante a mulher ser enaltecida não só pelo novo papel de mãe, mas também como mulher sentindo-se bela e apoiada.

6 atitudes preciosas que o(a) parceiro(a) pode ter:

Não só apoio emocional, mas a divisão de tarefas também é necessária para este suporte. Na prática, a pessoa escolhida poderá:

  • cuidar da casa; 
  • organizar a alimentação;
  • cuidar do filho mais velho, 
  • quanto ao bebê, poderá colocá-lo para arrotar, 
  • realizar trocas de fraldas e banhos, 
  • acalmá-lo nos momentos de desconforto.

O diálogo é essencial para ajustar as tarefas e alinhar as expectativas. E a participação ativa do(a) parceiro(a) aumentará o vínculo com o bebê.

Golden hour: a hora mais importante da vida do bebê e da mamãe

Dentre muitas novidades que a maternidade traz, a Golden Hour provavelmente é uma delas. Você já ouviu falar na Golden Hour?

É a primeira e, extremamente importante, hora após o nascimento, na qual o contato pele a pele entre mãe e bebê deve ser estimulado o mais rápido possível. O bebê sente o cheiro e o calor da mãe. Isso auxilia na adaptação ao mundo extrauterino e estimula o vínculo entre os dois.

Golden hour – Bebê mais ativo

Neste período, o bebê está mais ativo e menos sonolento, facilitando a amamentação. Ele pode procurar o seio, iniciando o processo de aprendizagem de sucção. Talvez ele não mame, e está tudo bem. O importante é respeitar o momento do bebê e proporcionar essa oportunidade. 

Esse contato deve ser adiado apenas nos casos em que o bebê necessite de algum cuidado especial.

Agosto Dourado na Célula Mater

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. 

Amamentar é ouro. É vida! Cabe a nós todos proteger e incentivar esse tesouro maternal.

Para a Célula Mater, o Agosto Dourado é o momento perfeito de valorizar e incentivar essa missão importante da maternidade. O leite materno é um dos alimentos mais ricos e nutritivos que um bebê pode receber nos primeiros meses de vida. Além disso, amamentar é um ritual de afeto, de nutrição, e de criação de vínculos emocionais e físicos para a vida toda.

A amamentação é a base de uma vida mais saudável e mais forte para os nossos filhos. Mais do que um alimento, é uma conexão vital. É essencial.

Faça parte desse movimento. Seja ouro. Defenda o aleitamento materno.

Agosto Dourado – É ouro. É leite materno.

Leia mais:

Notícias relacionadas

Os canais digitais feitos para descomplicar a vida das mães, ajudá-las a rir de si mesmas ou dar colo nas horas difíceis. Tem para todos os gostos: mamães fashion, mamães obsessivas, mães solteiras, caretas, desencanadas, politizadas… Os canais digitais...
Saiba +
A adolescência é uma experiência de inúmeras transformações físicas que envolvem novos cuidados e pontos de atenção com relação ao corpo dos adolescentes. Para se cuidar melhor, selecionamos 5 dicas valiosas da médica urologista Dra. Miriam Dambros que certamente...
Saiba +
A descoberta da identidade de gênero e da orientação sexual pode ser uma fase perturbadora para pais e filhos. Mas é possível vivenciá-la de maneira saudável. Você pode não saber o que é uma transgênero homossexual, mas talvez já...
Saiba +
criado por: agenciaecco.com.br
Open chat