Blog
Gestantes
Rede de apoio – A importância do apoio na amamentação

Sem dúvida nenhuma, a rede de apoio é muito importante no estabelecimento e manutenção da amamentação. A pessoa que estará junto com a mãe no período inicial da amamentação, deve participar do aprendizado sobre amamentação desde o pré-natal. Sabendo o que esperar desse período, ajudará a mamãe a lembrar das orientações prévias.

Maternidade – O que é rede de apoio

Rede de apoio entende-se pelo conjunto de pessoas, grupos e instituições que apoiam a mulher durante a amamentação, de diversas maneiras: 

– dando atenção e carinho; 

– dividindo as tarefas domésticas;

– participando do cuidado das outras crianças;

– cuidando de sua saúde;

– acompanhando-a nas consultas dela e do bebê;

– entre outras ajudas.

Amamentação – Os desafios da mãe

O início da amamentação pode ser muito desafiador para a mulher, pois envolve diferentes situações como: privação de sono, desconfortos físicos, cansaço, instabilidade de humor e medos. São dias de intensas atividades, que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

Nesses momentos, se faz essencial a colaboração deste time de ajuda, incentivando-a a persistir e reforçando que ela não está só nesta jornada.

Apoio emocional e físico durante a amamentação

Esta é uma fase de muitos medos e inseguranças, o apoio emocional é fundamental para o sucesso da amamentação e recuperação materna. É importante a mulher ser enaltecida não só pelo novo papel de mãe, mas também como mulher sentindo-se bela e apoiada.

6 atitudes preciosas que o(a) parceiro(a) pode ter:

Não só apoio emocional, mas a divisão de tarefas também é necessária para este suporte. Na prática, a pessoa escolhida poderá:

  • cuidar da casa; 
  • organizar a alimentação;
  • cuidar do filho mais velho, 
  • quanto ao bebê, poderá colocá-lo para arrotar, 
  • realizar trocas de fraldas e banhos, 
  • acalmá-lo nos momentos de desconforto.

O diálogo é essencial para ajustar as tarefas e alinhar as expectativas. E a participação ativa do(a) parceiro(a) aumentará o vínculo com o bebê.

Golden hour: a hora mais importante da vida do bebê e da mamãe

Dentre muitas novidades que a maternidade traz, a Golden Hour provavelmente é uma delas. Você já ouviu falar na Golden Hour?

É a primeira e, extremamente importante, hora após o nascimento, na qual o contato pele a pele entre mãe e bebê deve ser estimulado o mais rápido possível. O bebê sente o cheiro e o calor da mãe. Isso auxilia na adaptação ao mundo extrauterino e estimula o vínculo entre os dois.

Golden hour – Bebê mais ativo

Neste período, o bebê está mais ativo e menos sonolento, facilitando a amamentação. Ele pode procurar o seio, iniciando o processo de aprendizagem de sucção. Talvez ele não mame, e está tudo bem. O importante é respeitar o momento do bebê e proporcionar essa oportunidade. 

Esse contato deve ser adiado apenas nos casos em que o bebê necessite de algum cuidado especial.

Agosto Dourado na Célula Mater

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. 

Amamentar é ouro. É vida! Cabe a nós todos proteger e incentivar esse tesouro maternal.

Para a Célula Mater, o Agosto Dourado é o momento perfeito de valorizar e incentivar essa missão importante da maternidade. O leite materno é um dos alimentos mais ricos e nutritivos que um bebê pode receber nos primeiros meses de vida. Além disso, amamentar é um ritual de afeto, de nutrição, e de criação de vínculos emocionais e físicos para a vida toda.

A amamentação é a base de uma vida mais saudável e mais forte para os nossos filhos. Mais do que um alimento, é uma conexão vital. É essencial.

Faça parte desse movimento. Seja ouro. Defenda o aleitamento materno.

Agosto Dourado – É ouro. É leite materno.

Leia mais:

Notícias relacionadas

Um, dois, três… quantos filhos você tem ou imagina ter? Para celebrar o Dia das Mães com toda sua beleza, felicidade e também perrengues, a Célula Mater conversou com a querida Mariana Arasaki, paciente da Dra Lucila Pires Evangelista...
Saiba +
Não se falava de puerpério até pouco tempo atrás. Essa fase desconhecida que traz consigo tantas mudanças, começou a ser amplamente debatida de alguns anos pra cá. Há um consenso, dentro da comunidade científica, de que o puerpério dura ...
Saiba +
A realização do exame de mamografia em quem tem implante de silicone nos seios ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres que possuem ou aquelas que pretendem colocar um dia. Perguntas como essas abaixo são feitas com frequência em...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação
Open chat