Blog
Ginecologia
Como cuidar da flora vaginal

Cuidados diários são essenciais para manter a flora vaginal equilibrada e, com isso, proteger todo o aparelho genital dos inimigos de plantão.

Imagine um exército estrategicamente posicionado e organizado para defender o seu território e barrar qualquer invasor que possa provocar problemas. Assim fica mais fácil entender como funciona a flora vaginal. 

Nesse caso, os soldados são micro-organismos que precisam estar em equilíbrio para proteger todo o aparelho genital feminino de inimigos – desde os mais inofensivos, como a cândida, como outros que podem levar até mesmo a abortos ou infertilidade. 

A arma secreta desse batalhão é a acidez. “Ela cria um ambiente desfavorável para a entrada e proliferação de micróbios que possam originar alguma doença”, conta Dra. Natalia Zekhry, ginecologista e obstetra da Clínica Célula Mater. 

Os responsáveis pela acidez são os chamados bacilos de Döderlein, que se concentram na parede da vagina e se alimentam da glicose encontrada nas células, transformando-a em ácido lático.

“Mas o ideal é que ela não seja tão ácida assim, o que significa que o pH não deve ser menor do 4,5, característica que deve ser avaliada pelo médico, pois isso é um prato cheio para a cândida, o fungo que provoca a candidíase”, acrescenta Natalia.

O que faz alterar a flora vaginal

Ter uma vida saudável é o primeiro passo para manter a flora vaginal funcionando como deveria. Existem, inclusive, evidências de que uma dieta rica em açúcar pode ser prejudicial para a flora vaginal por favorecer um desequilíbrio no nível de acidez da região e, por tabela, o desenvolvimento dos bacilos de Döderlein. 

Alguns cuidados básicos com a higiene vaginal no dia a dia também são importantíssimos. Mas, mesmo com todas as precauções, algumas situações podem alterar esse ambiente: 

  • o ciclo menstrual, 
  • a gravidez, 
  • a atividade sexual e 
  • o uso de contraceptivos.

“O uso de antibióticos também tem essa influência, pois o objetivo é matar floras de micro-organismos que estejam provocando problemas e, portanto, podem acabar matando parte da flora vaginal também”, explica Natalia. 

Algumas doenças, como a diabetes, também podem estar por trás desse quadro. Todos esses fatores levam a uma desproporção entre os micróbios benéficos e os prejudiciais à flora vaginal, abrindo espaço para o aparecimento de problemas. 

Em alguns casos, o próprio organismo se encarrega de restabelecer a ordem, mas existem momentos em que a ajuda de um especialista é necessária. 

Quando procurar um médico

“Ardor, coceira, odor ou cor muito fortes ou diferentes do normal na secreção expelida pela vagina são sinais de que algo está errado e que é hora de procurar um médico”, alerta Natalia. 

Mas é bom que fique claro que algumas alterações são provocadas pelas variações do ciclo hormonal feminino. “Perto da ovulação, por exemplo, esse líquido fica naturalmente com uma aparência que lembra a clara de ovo”, explica a médica. 

Diante de qualquer dúvida, o ideal é marcar uma consulta. Aproveite e agende a sua próxima consulta aqui

Conheça os inimigos da flora vaginal

Veja quais são os principais micro-organismos que oferecem risco à flora vaginal

Candida SP

Trata-se de um fungo que provoca a candidíase, doença caracterizada por coceira, ardor e corrimento esbranquiçado e que se prolifera quando há umidade em excesso ou baixa de imunidade. 

sexo-na-gravidez

Chlamydia Ttrachomatis 

Essa bactéria perigosa está por trás da clamídia, mal que pode ser transmitido sexualmente e causar infertilidade, aborto e parto prematuro sem apresentar sintomas em 70% dos casos.

Streptococcus B 

Micróbio que vive na flora vaginal e gastrointestinal, na maioria das vezes sem provocar nenhum desconforto. Mas no caso das gestantes é considerado um risco, pois, se não for devidamente tratado, pode contaminar o bebê durante o parto, provocando problemas graves e até mesmo a sua morte. Por essa razão, um exame para detectá-lo é obrigatório no pré-natal.

Como cuidar da flora vaginal

À prova de invasores  – Aprenda quais são os principais cuidados para manter a sua vagina saudável

Prefira calcinhas de algodão 

Os tecidos sintéticos atrapalham a transpiração da região, facilitando a proliferação de bichinhos que podem provocar problemas. “O ideal é usar peças inteiras de algodão, e não só com o fundilho desse material”, diz Natalia Zekhry. Na hora de dormir, o melhor mesmo é não usar calcinha. 

Não use absorventes diários

Eles sufocam a vagina e fazem com que a área fique em contato direto com as secreções. Por outro lado, usar a calcinha úmida também não é indicado. Por isso, se estiver em uma fase que está havendo mais liberação de líquidos vaginais, uma boa opção é levar uma calcinha extra na bolsa. “No entanto, se a pessoa vai passar o dia todo na rua ou vai fazer uma viagem longa, por exemplo, pode lançar mão desse produto, trocando-o a cada quatro horas”, orienta Natalia.  

Cuidado ao lavar as suas calcinhas

Use sabão neutro. “Os amaciantes são extremamente alergênicos”, alerta Natalia. Outros produtos perfumados, como talco e papel higiênico, também não são indicados. Deixe-a secar ao sol ou em um local arejado e passe-as com ferro quente. 

Desejo sexual feminino

Evite o uso de roupas sintéticas e apertadas 

Elas pressionam e abafam a região genital. Usar sempre calças de tecido grossos como o jeans também não é uma boa ideia. O ideal é alterná-la com modelos como saias e vestidos, que permitem que a área fique bem arejada. 

Faça uma higiene cuidadosa após as evacuações

Passe o papel higiênico delicadamente da frente para trás. Do contrário, você pode acabar carregando para a vagina restos de fezes e bichinhos que ficam hospedados na região do ânus e podem provocar problemas se entrarem em contato com a flora vaginal. Os lencinhos umedecidos são uma boa opção para ajudar na limpeza dessa área. 

Use sabonete suave 

O melhor é lançar mão de produtos sem muito perfume e corante. No que diz respeito aos sabonetes íntimos, algumas pessoas se dão muito bem com eles e outras, no entanto, acreditam que ele deixa a região genital mais sensível. O melhor é não exagerar e ficar de olho na reação do seu organismo. 

Tenha cuidado com a depilação 

Normalmente ela não é um perigo, mas os pelos são uma barreira de proteção do corpo e a sua retirada total ou em grande quantidade abre espaço para a entrada de micro-organismos, que desencadeiam doenças.  O cuidado com a escolha do local onde o processo será feito e o uso de produtos descartáveis são imprescindíveis.

Quem é a Dra. Natalia Zekhry

Com 22 anos de experiência em medicina, a Dra. Natalia já atuou em diversos hospitais e ambulatórios e, ao longo dos anos, se especializou em patologia do trato genital inferior e medicina antroposófica.

Mãe de três filhos, ela se sente motivada por apoiar o nascimento de forma gentil e humanizada. Além disso, aprecia o trabalho multidisciplinar que pode realizar dentro da Célula Mater.

Conheça um pouco mais a Dra. Natalia Zekhry aqui.

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação