Blog
Gestantes
Sexo na gravidez – Tinha uma barriga no meio do caminho

A não ser em poucos casos, não há contraindicação para o sexo na gravidez. E tem até quem diga que sua prática ajuda no parto. Para algumas, a barrigona da gravidez tem o poder de elevar a autoestima às alturas. Gostam de se olhar no espelho, sentem-se lindas, mais femininas do que nunca. Desde já, se você sente assim leia está matéria e saiba os mitos e verdades sobre o sexo na gravidez.

Libido na gestação

Para outras, o mal-estar, o inchaço, o ganho de peso e o cansaço derrubam qualquer rastro de sexualidade. Em outras ainda, nada muda. Não há regras quando se fala em libido na gestação.

Mas uma coisa é garantida: se ambos os parceiros sentem vontade, e se é uma gravidez sem complicações, não há motivos para ficar grilada. 

Mitos sobre sexo na gravidez

Medos e mitos comuns nessa fase são capazes de brochar tanto futuros papais como futuras mamães. Um deles é o de que o primeiro trimestre demanda vigilância extra na cama por ser um período em que há maior chance de abortamento. 

“Se a grávida tem relação e depois percebe um sangramento, acha que foi por causa do sexo. Mas não. Isso já estava propenso a acontecer”, explica a médica, lembrando que, naturalmente, cerca de 10 a 15% das gestações não evoluem. 

Mudanças hormonais podem atrapalhar o sexo na gravidez

Antes de mais nada é bom saber que o que dificulta mesmo a vida sexual no início da gravidez são os enjoos e o cansaço, típicos desse período – aí, não há tesão que resista. As mudanças hormonais desses nove meses podem ter efeitos totalmente contrários em uma mulher e na outra. 

“No campo da sexualidade feminina, é difícil separar o hormonal do emocional”, aponta Lucila. “Umas sentem como se estivessem numa TPM constante. Outras estão tão felizes que têm mais vontade.”

E isso vale também para os homens: alguns acham a mulher supersexy na gravidez, enquanto outros nem tanto. Mas não ter a preocupação extra de prevenir uma gravidez pode dar um “up” na libido de ambos.

Desejo sexual feminino

4 motivos para evitar o sexo na gravidez

Antes de mais nada, cuidado! Claro que, quando a gravidez foge da normalidade, é preciso mais cautela. Isso vale para gestantes com:

  • corrimento abundante, 
  • infecção urinária de repetição, 
  • sangramentos e 
  • para aquelas com risco de trabalho de parto prematuro. 

Nesses casos, uma conversa com o médico é essencial. Não perca tempo, agende aqui sua consulta na Célula Mater.

Sexo na gravidez – Quando devo usar a camisinha

Outra precaução se dirige a quem tem a flora vaginal desequilibrada e mais suscetível a corrimentos e infecções: “Essas devem usar camisinha porque as alterações da gravidez propiciam ainda mais infecções, como a candidíase”, avisa a médica. 

Sexo na gravidez – Atenção redobrada com as DST`s

As doenças sexualmente transmissíveis, quando aparecem nesse período, merecem atenção redobrada. Algumas podem ter consequências graves para o bebê – é o caso da sífilis, ou da herpes genital, se contraída ao longo da gravidez. 

Outras nem tanto, como a gonorreia e a clamídia, que não causam malformação fetal, mas podem levar ao trabalho de parto prematuro. De qualquer forma, todas podem – e devem – ser tratadas. 

Incomodos durante o sexo na gravidez

Quando a gravidez está chegando ao final, o tamanho da barriga pode virar um obstáculo. Segundo Lucila, no sétimo mês, o peso do útero recai sobre a veia cava, diminuindo a quantidade de sangue que vai para o coração. 

Por esse motivo, algumas mulheres podem sentir mal-estar, falta de ar ou taquicardia quando estão deitadas de barriga para cima. Mas não é nada que seja impeditivo para os casais dotados de um pouco de criatividade. 

Cuidados com a flora vaginal

Sexo na gravidez ajuda no trabalho de parto?

É mito também que o sexo pode desencadear o trabalho de parto. “Em uma porcentagem pequena, o orgasmo pode levar a contrações. Mas isso acontece apenas em 5% das mulheres – e não representa nenhum perigo.”

Sexo fortalece o períneo

Antes de mais nada, o que poucos sabem é que a prática sexual é um excelente exercício para o períneo. Tanto que um estudo de uma universidade da Malásia que acompanhou os relatos de 200 mulheres casadas ao longo de três anos chegou à conclusão de que as que faziam mais sexo davam à luz com mais facilidade. Portanto, uma razão a mais para investir na intimidade também nessa fase da vida do casal.

Sexo durante a amamentação

Se os hormônios da gravidez têm efeitos diversos na sexualidade da mulherada, não se pode dizer o mesmo na amamentação. A prolactina, responsável pela produção do leite, é uma inimiga contumaz da libido. Para piorar, os níveis de estrógeno caem para quase zero no pós-parto. 

“Costumo dizer que nessa fase a mulher vai ter uma prévia do que é fazer sexo aos 70 anos”, revela Lucila.

 A combinação desses fatores têm consequências anatômicas na vagina, que fica atrofiada, menos elástica e menos lubrificada – independentemente do tipo de parto e da existência ou não da episiotomia (o corte que se faz no períneo para auxiliar a passagem do bebê). 

A relação pode, sim, ficar dolorida. Felizmente, tudo isso é temporário e deve melhorar quando cessa o aleitamento. Caso o incômodo persista, vale procurar orientação médica.

Quem é a Dra. Lucila Pires Evangelista?

Alegre e comunicativa, a Dra. Lucila tem 43 anos de experiência como médica, profissão que sempre soube que gostaria de seguir. E há 40 anos, deixou o emprego público que garantia estabilidade para se tornar sócia na Célula Mater, onde pode fazer o que acredita: medicina personalizada.

Sente-se realizada em atender os pacientes e oportunizar melhorias nos hábitos, proporcionando mais qualidade de vida por meio de cuidados preventivos.

Conheça um pouco mais a Dra. Lucila aqui.

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação