Blog
Gestantes
Libido – Direito ao prazer

O mistério da libido feminina só vai continuar misterioso se você quiser

Mulheres, tremei: está na hora de tomar as rédeas de suas próprias vaginas. Oo prazer está ao alcance de todas. Mas, às vezes, é preciso tatear o caminho até chegar lá (se é que vocês me entendem).

A libido feminina

A libido feminina, tida como um mistério que desafia a ciência, está encoberta de camadas e camadas de mal-entendidos, que muitas vezes começam lá na infância. Autora dos livros Garotas & Sexo e cinderela comeu Minha Filha, a jornalista e escritora americana Peggy Orenstein pesquisa o assunto há pelo menos duas décadas. 

Em uma teD talk com mais de 2,6 milhões de visualizações, ela descreve a maneira como os pais ensinam seus filhos pequenos sobre as partes do corpo. Assista aqui

Os meninos aprendem desde cedo onde fica o pipi. Mas, quando se trata de ensinar as meninas, a região dos genitais é uma zona nebulosa. ‘‘Não há melhor maneira de tornar algo inominável do que não nomeá-lo’’, diz a escritora.

Desejo sexual – fase de descobertas

Pior: não raro a menina é reprimida quando está em plena fase de descoberta de suas sensações. ‘‘Se uma menina de 3 anos ouve da mãe que mexer no clitóris é feio, essa lembrança fica gravada em algum lugar’’, diz a ginecologista e obstetra Dra. Natalia Zekhry, da clínica Ccélula Mater. 

A médica enfatiza que as informações sensoriais, principalmente na primeira infância, são primordiais. ‘‘Precisamos ensiná-las a cuidar, lavar, secar e – por que não? – que existe, sim, algo prazeroso na maneira de se tocar.’’

Educação sexual

Quando chega o momento de educação sexual, o cenário não é melhor. Na cartilha: ereção e ejaculação para eles, menstruação e gravidez precoce para elas. ‘‘Aqui, no consultório, costumo abordar a questão em três frentes:  evitar a gravidez indesejada,  o cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis e  a prevenção de experiências traumáticas’’, explica Dra. Natalia.

É justamente nessa terceira parte da conversa, em geral pouco falada, que cabe a discussão sobre o consentimento e o prazer. ‘‘É fundamental que elas conheçam o próprio desejo, e que ele seja genuíno, para que possam decidir se querem ir além com o parceiro, não porque sentem que têm algum compromisso, mas porque precisam se afirmar, porque querem que o outro goste delas ou porque não querem mais sustentar o status de virgem’’, diz a médica.

Segundo Peggy Orenstein, é frequente que as meninas usem como critério de satisfação a medida do prazer do parceiro. ‘‘Elas dizem: se ele está satisfeito, eu estou satisfeita’’, conta a escritora. ‘‘Temos um mundo cheio de mulheres condicionadas a assumir formas e atitudes que agradem aos outros’’, complementa Dra. Natalia.

Dor na relação sexual

Orenstein cita também o maior estudo sobre sexualidade realizado nos Estados Unidos, em que as meninas relataram ter dor no ato sexual em 30% das vezes. Na mesma pesquisa, elas usaram palavras como ’’humilhante’’, ‘‘depressivo’’ e ‘‘degradante’’ para descrever a relação.

A ginecologista e obstetra Dra. Renata Franco Pimentel Mendes, também da célula Mater, alerta para o fato de que os traumas do início da vida sexual possam ter um impacto negativo que perdura por anos a fio. ‘‘Uma das consequências pode ser o vaginismo, uma condição que leva a contrações involuntárias da musculatura perineal, causando dores na relação’’, conta a médica. 

Vaginismo

O tratamento do vaginismo envolve uma abordagem multifatorial, que inclui psicoterapia, para que a mulher compreenda e possa falar sobre o assunto abertamente, e uma fisioterapia da região do períneo, que auxilia na mudança da memória corporal. A dor na relação também pode ser causada por outros fatores, como a endometriose e a redução dos níveis de estrógeno, característica da menopausa.

Fatores que podem tirar o desejo sexual feminino

Mas a falta ou a diminuição do desejo não acontece apenas quando o ato sexual é doloroso. Num estudo americano que avaliou respostas de mais de 30 mil mulheres acima dos 18 anos, nada menos que 40% delas relataram ter baixa libido. ‘‘A gente sabe que a questão da libido feminina é multifatorial’’, diz Renata. E bota multi nisso! 

Veja alguns fatores que podem influenciar na vontade da mulher ter relação sexual:

  • estresse, 
  • cansaço, 
  • alterações na tireoide, 
  • diabete mal controlada, 
  • autoimagem negativa, 
  • tabagismo e 
  • até mesmo alguns medicamentos

“A depressão e a ansiedade são outros fatores que contribuem para a disfunção sexual feminina, e o tratamento para essas patologias também pode impactar de maneira negativa a vida sexual da mulher’’, avisa Dra. Renata.

A Dra. Natalia lembra de mais um elemento desestimulante: o uso prolongado de anticoncepcionais hormonais.

 Sexo depois da gravidez 

Para as mães no período pós-parto, o aumento da prolactina, aliado ao cansaço físico de cuidar de um bebê, costuma ter um efeito arrasador na atividade sexual do casal. Embora essa seja uma fase passageira, o crescimento dos filhos traz outras dificuldades a serem contornadas. ’’Uma das abordagens importantes é ver quanto tempo esse casal passa sem os filhos. 

“Muitas vezes, o filho dorme na mesma cama, eles não viajam juntos, não saem só os dois, e então diminuem as atividades prazerosas que poderiam desencadear numa relação sexual. A mulher precisa desses momentos para recuperar a libido’’, aconselha Dra. Renata.

sexo-na-gravidez

Sexo na menopausa

Já na perimenopausa – o período que antecede a menopausa, que pode levar alguns anos – , há uma diminuição na produção de colágeno, que leva à atrofia vaginal e à redução da lubrificação. ‘‘nem todas as mulheres sabem que isso já começa a acontecer mesmo antes de a mulher parar de menstruar’’, diz Dra. Renata. 

Nesses casos, a reposição hormonal diminui o desconforto na relação. ‘‘Outro método bastante em voga atualmente é o laser vaginal que tem efeito positivo sobre o colágeno na menopausa.’’

De qualquer forma, é natural que a libido se transforme ao longo do tempo. ‘‘Com o avanço da idade, o desejo espontâneo pode diminuir, mas o desejo a partir do estímulo se mantém. Oou seja: posso iniciar a relação sem estar com muita vontade, mas, à medida que o encontro acontece, a vontade surge’’, diz Natalia. 

A médica também sugere que a mulher não deixe de lado seu interesse pelo assunto e não se coloque de maneira passiva, mas que seja parte integrante dos jogos de sedução.

Hidratação vaginal

Ainda é bom lembrar que a prática frequente – com o parceiro ou sozinha – também ajuda. ‘‘Assim como outros músculos, quanto mais é exercitado, melhor a sua elasticidade’’, explica Natalia. 

Por esse motivo, Natalia costuma receitar para as pacientes um hábito simples e eficaz: durante ou após o banho, massagear a região do períneo com óleo de coco por alguns segundos. ‘‘Além de estimular a pele, isso faz com que a mulher ganhe intimidade consigo mesma, descobrindo o que pode ser prazeroso para si’’, aconselha.

Cuidados com a flora vaginal

Masturbação – Conhece-te a ti mesma

Realizada em 2009 pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, a Pesquisa Nacional Saúde e Comportamento Sexual entrevistou 5.865 americanos dos 18 aos 94 anos.

Quando o assunto é masturbação, há uma diferença considerável entre homens e mulheres. Embora boa parte delas já tenha experimentado a prática, apenas 7,9% relataram o hábito de se masturbar duas ou três vezes por semana, comparado a 23,4% dos homens na faixa etária entre 25 e 29 anos. 

A partir dos 30 anos, 37% dizem não terem se masturbado nenhuma vez no último ano, e a porcentagem chega a 54% após os 60 anos.

‘‘Muitas se sentem envergonhadas, e eu acredito que seja também uma questão cultural’’, diz Renata Franco Mendes, ginecologista e obstetra da célula Mater. 

Autoconhecimento – Prazer e libido

Além de ser um empecilho para uma vida sexual satisfatória, a falta de autoconhecimento e intimidade com o próprio corpo pode levar a uma condição conhecida como anorgasmia, que é a dificuldade ou a incapacidade de chegar ao orgasmo. 

Essa é a segunda queixa mais frequente entre as mulheres com problemas sexuais. Eembora seja difícil determinar em quantos casos de anorgasmia existe de fato uma causa fisiológica, é consenso que, em boa parte deles, a questão tem raízes psicológicas.

Plataformas online de empoderamento sexual feminino 

Para atacar esse problema, Renata costuma recomendar um site: oMGyeS. criado por mulheres que sentiam a falta de respaldo para falar sobre o prazer feminino, a plataforma disponibiliza entrevistas meticulosas com mulheres que compartilham (e demonstram) suas técnicas não só para chegar ao clímax como também para ter orgasmos mais intensos e mais frequentes.

Quem é a Dra. Natalia Zekhry

Com 22 anos de experiência em medicina, a Dra. Natalia já atuou em diversos hospitais e ambulatórios e, ao longo dos anos, se especializou em patologia do trato genital inferior e medicina antroposófica.

Mãe de três filhos, ela se sente motivada por apoiar o nascimento de forma gentil e humanizada. Além disso, aprecia o trabalho multidisciplinar que pode realizar dentro da Célula Mater.

Conheça um pouco mais a Dra. Natalia Zekhry aqui.

Quem é a Dra. Renata Franco Pimentel Mendes

A Dra. Renata é movida pelo bem-estar de seus pacientes e trabalha sempre de forma acolhedora, indo além de seus conhecimentos técnicos adquiridos desde sua formação em 2012.

Ajudar as pacientes a superarem seus problemas médicos, se preocupando também em ajudá-las a manter a harmonia em suas vidas como um todo, é muito gratificante para ela.

Conheça um pouco mais a Dra. Renata  aqui.

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação