Blog
Urologia
Câncer de mama masculino: tudo que você precisa saber para ajudar o parceiro.

Parece estranho, não é? Mas homens também podem ter câncer de mama. Vamos aproveitar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a questão voltada para as mulheres, para lembrar que um dos grandes mitos da medicina é que o câncer de mama não afeta os homens.

Veja só: os homens têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em pequena quantidade. Esse combo possui a base necessária para o desenvolvimento de tumores.

Tipos de câncer de mama masculino

Existem dois tipos de tumores: malignos e benignos. Conhecê-los é muito importante para identificar os sintomas e tratar precocemente.

Tumores benignos da mama são muito raros em homens, diferentemente da mulheres, em que ocorrem de maneira mais frequente.

Os tumores malignos da mama masculina são responsáveis por quase 1% de todos os cânceres de mama e representam também 1% dos tumores gerais que atingem o homem.

Fatores de risco para desenvolver o câncer de mama nos homens

Existem inúmeros fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver um câncer de mama. São eles:

  • Doenças benignas nas mamas;
  • Idade (acima de 60 anos);
  • Uso de hormônios sem supervisão médica; 
  • Uso de finasterida (estudos mais recentes têm mostrado associação entre o uso longo de finasterida e aumento das taxas de câncer de mama); 
  • Sedentarismo e obesidade;
  • História familiar de câncer de mama masculino ou feminino;
  • Síndrome genética de Klinefelter.

Esses são os fatores de risco com comprovação em estudos científicos. Desde já, é importante você saber para ajudar os homens que estão à sua volta.

Câncer de mama nos homens – Conheça a história da sua família

Um dado muito importante que merece muita atenção é a presença de mutações BRCA2. Caso a mãe, irmã, tia ou avó tenham tido câncer de mama e apresentaram esta mutação, é importante que não somente as descendentes mulheres, mas também os homens testem para a presença da mutação.

Para os homens que, além desse fator (mutação BRCA2 na família) identifiquem-se com outro citado acima, é indicado consultar o médico especialista no assunto.

“Importante também investigar homens cujo as famílias possuem muitos casos de tumores de ovário” – comenta o médico mastologista Dr. Jonathan Yugo Maesaka.

Câncer de mama masculino: 4 sintomas que podem detectar a doença

A mesma recomendação feita para as mulheres também é indicada para os homens: auto exame das mamas. Qualquer sinal diferente é um ponto de atenção e vale pesquisar o que pode ser. 

Atenção aos sinais abaixo:

  • Caroço próximo ao mamilo;
  • Retração do mamilo;
  • Saída de secreção do mamilo;
  • Dor na mama.

Quando estes sinais e sintomas são unilaterais a chance de tumor aumenta. Se bilateral, geralmente trata-se de algo medicamentoso e passageiro.

Câncer de mama masculino – diagnóstico tardio

O tumor maligno da mama em homens, por ser raro, não costuma ser investigado através de exames de rotina (veja abaixo), como é feito na mulher. Geralmente, o homem vai ao médico com alguma queixa na mama.

Qual médico procurar para tratar o câncer de mama masculino

Esta falta de conscientização leva, muitas vezes, ao tratamento tardio, pois por vezes o diagnóstico é obtido em estágios avançados. Desta forma, é essencial que aqueles que apresentam os fatores de risco ou observem qualquer sinal diferente na mama agende uma consulta com o mastologista.

Exames de rotina recomendado para câncer de mama em homens

O exame padrão-ouro é a mamografia. Esse método é indicado para afastar o principal diagnóstico diferencial, a ginecomastia, que é o crescimento benigno da mama.

Exames de rotina recomendado:

  • Ultrassom da mama
  • Mamografia de rotina

Tratamento do câncer de mama masculino

O tratamento consiste na retirada da mama e na realização de biópsia de um gânglio axilar, para avaliar a extensão da doença. 

Nos casos onde o tumor já está comprometendo os gânglios da axila, realiza-se também a retirada de linfonodos axilares. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menor a extensão da cirurgia e menos probabilidade de necessitar terapia adicional.

Os fatores prognósticos incluem:

  • Tamanho do tumor, 
  • Grau histológico e
  • Envolvimento de linfonodos na região axial.

Outros tratamentos podem ser necessários, como:

  • Quimioterapia, 
  • Radioterapia, 
  • Bloqueio dos hormônios.

Tudo vai depender do tamanho do tumor e de suas características biológicas.

Muito importante! Assim como nas mulheres, o diagnóstico precoce e tratamento correto apresentarão índices altos de cura! 

ebook Guia de primeira consulta urológica

Conheça o Dr. Jonathan Yugo Maesaka

Ser médico não foi muito planejado por ele. Mas, sua familia sempre teve uma relação de grande admiração com seus médicos, e o Dr. Jonathan acredita que isso também tenha participado de sua decisão ao buscar a medicina.

Já cursando a faculdade, se deparou com a realidade de que ser médico vai além de dominar boa técnica, fazer diagnósticos e estar atualizado – tinha muito a ver com a permissão de entrar em contato de forma muito especial com cada um que ele atendia e com cada familiar. 

Conheça mais aqui.

Agende sua consulta

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação