Apresentação pélvica é o nome técnico quando o bebê fica sentado dentro da barriga da mãe. No início da gestação é comum os bebês estarem nessa posição, já que tem bastante espaço e bastante líquido.
Antes das 28º semanas, aproximadamente 20% a 25% dos bebês ficam sentados, mas no final da gestação, apenas 3% a 4% dos bebês permanecem nesta posição.
A maioria dos bebês que continuam sentados até o final da gestação, é devido a alguma alteração no formato do útero ou a alguma alteração da posição da placenta.
A apresentação pélvica traz mais riscos durante o trabalho de parto do que o parto com o bebê cefálico, ou seja, de cabeça para baixo. Por isso, orientamos nossas pacientes a beberem bastante água, afinal, quanto mais líquido, mais espaço e fica mais fácil pro bebê mudar de posição.
Além disso, orientamos exercícios baseados em uma técnica própria pra melhor o posicionamento do bebê, alívio de dores, preparo para o parto e acupuntura que auxiliam neste mudança de posição do bebê.
Caso a gestante tenha tentado todas essas opções e o bebê mesmo assim, ficou sentado até o final da gestação, ainda existe a possibilidade de realizar a versão cefálica externa. Neste caso, converse com o seu médico!
Uma das etapas do pré-natal da nossa clínica, é a Consulta com as nossas enfermeiras obstetras.
Há 40 anos a Célula Mater foi pioneira em adotar como estratégia o trabalho multiprofissional.
Desde então, conta com a colaboração de enfermeiras obstetras em sua equipe, que acompanham as gestantes em todo o ciclo gravídico-puerperal.
Sugerimos ao menos três consultas com nossas enfermeiras obstetras no pré-natal:
Lembrando que após as consultas deixamos o casal livre para esclarecer todas as dúvidas sobre a maternidade e a gestação, independente da programação das consultas.
A consulta com as Enfermeiras obstetras da Célula Mater acontece em um ambiente relaxante, com massagens e aromaterapia. No caso do bebê sentado, após a 30ª semana, as enfermeiras obstetras entram com exercícios físicos dedicados em virar de forma natural o bebê e deixá-lo preparado para o parto.
Consulte nossos médicos e solicite a consulta com as Enfermeiras Obstetras Célula Mater.
Lisiane Hoyos – Enfermeira obstetra – clique aqui
Roseli Monteiro – Enfermeira obstetra – , clique aqui
Aline da Motta Barbosa Alvares – Enfermeira obstetra – clique aqui