Blog
Gestantes
O QUE ACONTECE QUANDO O BEBÊ FICA SENTADO DENTRO DA BARRIGA?

Apresentação pélvica é o nome técnico quando o bebê fica sentado dentro da barriga da mãe. No início da gestação é comum os bebês estarem nessa posição, já que tem bastante espaço e bastante líquido. 

Dúvidas de grávida – É normal o bebê ficar sentado dentro da barriga?

Antes das 28º semanas, aproximadamente 20% a 25% dos bebês ficam sentados, mas no final da gestação, apenas 3% a 4% dos bebês permanecem nesta posição. 

A maioria dos bebês que continuam sentados até o final da gestação, é devido a alguma alteração no formato do útero ou a alguma alteração da posição da placenta.

Gravidez – Posição ideal do bebê

A apresentação pélvica traz mais riscos durante o trabalho de parto do que o parto com o bebê cefálico, ou seja, de cabeça para baixo. Por isso, orientamos nossas pacientes a beberem bastante água, afinal, quanto mais líquido, mais espaço e fica mais fácil pro bebê mudar de posição.

Como ajudar o bebê a virar dentro da barriga

Além disso, orientamos exercícios baseados em uma técnica própria pra melhor o posicionamento do bebê, alívio de dores, preparo para o parto e acupuntura que auxiliam neste mudança de posição do bebê.

Caso a gestante tenha tentado todas essas opções e o bebê mesmo assim, ficou sentado até o final da gestação, ainda existe a possibilidade de realizar a versão cefálica externa. Neste caso, converse com o seu médico!

O que colocar na bolsa maternidade

Exercícios físicos que ajudam o seu bebê

Uma das etapas do pré-natal da nossa clínica, é a Consulta com as nossas enfermeiras obstetras. 

Há 40 anos a Célula Mater foi pioneira em adotar como estratégia o trabalho multiprofissional.
Desde então, conta com a colaboração de enfermeiras obstetras em sua equipe, que acompanham as gestantes em todo o ciclo gravídico-puerperal.

Sugerimos ao menos três consultas com nossas enfermeiras obstetras no pré-natal:

  • A primeira consulta a partir da 20º semana, onde falaremos sobre o parto  e como se preparar do ponto de vista físico e emocional.
  • A segunda consulta acontece a partir da 29º semana quando propomos alguns exercícios de Spinning Baby. Nesse momento, o objetivo é promover mais espaço para o bebê encontrar a melhor posição para o parto
  • A terceira consulta acontece a partir da 33º semana e destina-se a consultoria de amamentação antes do parto.

Lembrando que após as consultas deixamos o casal livre para esclarecer todas as dúvidas sobre a maternidade e a gestação, independente da programação das consultas.

A consulta com as Enfermeiras obstetras da Célula Mater acontece em um ambiente relaxante, com massagens e aromaterapia. No caso do bebê sentado, após a 30ª semana, as enfermeiras obstetras entram com exercícios físicos dedicados em virar de forma natural o bebê e deixá-lo preparado para o parto.

Consulte nossos médicos e solicite a consulta com as Enfermeiras Obstetras Célula Mater.

Conheça a nossa equipe de enfermeiras obstetras:

Lisiane Hoyos – Enfermeira obstetra – clique aqui
Roseli Monteiro – Enfermeira obstetra – , clique aqui
Aline da Motta Barbosa Alvares – Enfermeira obstetra – clique aqui

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação