Blog
Ginecologia
Sexualidade feminina – Dor na relação sexual

Precisamos conversar sobre isso! No século passado a qualidade da vida sexual das mulheres era ignorada. Cabia exclusivamente ao homem as benesses do prazer sexual. 

Ainda bem que o cenário mudou! 

O prazer é algo cada dia mais buscado e ter dor é, com certeza, um grande obstáculo para alcançá-lo. Não! Ter dor não é normal. Nem quando só dói quando vai lá no fundo… nem quando se faz aquela posição xyz…

Se você sente dor na relação, continue lendo nossa matéria e procure ajuda!!! Ninguém deve conviver com dor! Nem física, nem emocional!

Fatores que podem causar dor na relação sexual

  • Lubrificação inadequada;
  • Alteração na flora vaginal – Veja aqui como cuidar da flora vaginal.
  • Vaginismo – Musculatura da vagina e da vulva enrijecida;
  • Endometriose;
  • Menopausa – diminuição da tonicidade da mucosa da vagina;
  • Atrofias e fissuras.

Dor na relação sexual – Lubrificação da vagina

A lubrificação inadequada pode ser uma frequente culpada pela dor… entretanto, às vezes as causas da dor vão muito além disso! Alterações na flora vaginal podem irritar a vagina e, consequentemente, causar dor.

Desejo sexual feminino

Dor na relação sexual – Vaginismo

A musculatura da vagina e da vulva pode se tornar mais enrijecida, fazendo uma contração involuntária, aumentando a resistência à penetração e causando dor – chamada de vaginismo.

Endometriose e a dor na relação sexual

Muito frequentemente a endometriose – doença que acomete quase 15% das mulheres – pode promover a formação de nódulos no fundo da vagina que fazem com que a dor apareça em posições que a penetração ocorre de maneira mais profunda.

A menopausa pode prejudicar a relação sexual?

Com o progredir da idade da mulher, a diminuição da produção dos hormônios sexuais com o climatério (pós menopausa) pode diminuir a tonicidade da mucosa da vagina (em decorrência da menor vascularização da região sem os hormônios). 

Essa atrofia natural da mulher depois dessa idade, quando não tratada, pode colaborar com a dor.

Doenças e a sensibilidade feminina

Doenças autoimunes da pele – como por exemplo o líquen – podem também causar uma atrofia, ou então fissuras (machucados crônicos), piorando a dor durante a relação sexual.

Outras mulheres podem apresentar alteração na sensibilidade vulvar, fazendo assim com que os estímulos normais do dia a dia – por exemplo o encostar da calcinha na vulva ou a própria higiene depois de usar o banheiro – tornem-se grandes transtornos.

Como eliminar a dor na hora do sexo

Para cada um desses transtornos, um (ou alguns) tratamento(s) são recomendados.

  • Alterações de flora vaginal podem ser tratadas com antibióticos e antifúngicos.
  • Atrofias vaginais podem necessitar de reposição hormonal, cremes vaginais ou até laser vaginal [verificar se a CM faz isso]
  • Doenças autoimunes podem exigir, além dos cuidados locais, de um tratamento que abranja todo o sistema de defesa do corpo. 
  • Para a endometriose o bloqueio de ovulação ou até mesmo a cirurgia podem melhorar significativamente a qualidade de vida da mulher. 

Além disso, a fisioterapia pode ajudar a recondicionar a musculatura vaginal além de reorganizar os estímulos nervosos locais.

sexo-na-gravidez

Consulta ginecológica – Investigando a dor na relação sexual

Diversas, portanto, são as causas para a dor na vagina/vulva. O importante é que seja realizada uma investigação adequada pelo seu médico na tentativa de descobrir qual sua causa e, consequentemente, qual o tratamento mais adequado. Dor não é normal. Você não precisa dela !

Agende sua consulta

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação