Blog
Urologia
Câncer de próstata – o que é, os sintomas e os tratamentos

#NovembroAzul – Mês para falar da saúde do homem.

Novembro é o mês dedicado à conscientização do câncer de próstata. A Campanha #novembroazul chama atenção para esse assunto que é deixado de lado pelos os homens. 

Durante este mês, marcas se posicionam abraçando a cor azul em sua comunicação e os homens deixam o bigode crescer, símbolo da campanha. Estas ações têm somente um objetivo: alertar a população, principalmente os homens, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Câncer de próstata no Brasil

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. 

ebook Guia de primeira consulta urológica

Quais os sintomas do câncer de próstata

Os sintomas mais comuns são:

  • jato urinário fraco, 
  • dificuldade para iniciar a micção, 
  • idas frequentes ao toalete no período diurno e noturno e,
  • sangue na urina (eventualmente).

Na fase inicial da doença, o câncer de próstata pode crescer de forma silenciosa, não apresentando qualquer sintoma. Em muitos casos, o câncer de próstata se assemelha a outras doenças da próstata (falaremos mais a frente). Por isso, todo paciente com sintomas sugestivos de alterações da próstata deverá ser avaliado por um urologista. 

Além disso, a consulta anual irá permitir o diagnóstico precoce de um Câncer de Próstata. 

Quais os fatores de risco

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

  • Idade;
  • Histórico de câncer na família;
  • Sobrepeso e obesidade.

A importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata

O diagnóstico precoce permite que o tratamento seja rapidamente instituído, garantindo índices altos de cura da doença, cerca de 90% dos casos. Para tal, é fundamental que o paciente procure o urologista, anualmente, a partir de 45 anos. 

Quais os tratamentos para o câncer de próstata

O tratamento dependerá do estádio da doença, idade do paciente, tipo histológico do tumor e irá variar entre observação vigilante, cirurgia minimamente invasiva como o HIFU, radioterapia, cirurgia aberta, laparoscópica e robótica.

O Câncer de Próstata deve ser rastreado anualmente pelo urologista para que, na presença deste tumor, o tratamento seja instituído rapidamente, o que permitirá altos níveis de cura do paciente.

Doenças da próstata

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). 

A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

As três principais doenças da próstata são:

  • o câncer da próstata, 
  • a hiperplasia benigna e,
  • a prostatite. 

Todas costumam causar sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas.

Doença da próstata – Prostatite

A prostatite é uma doença infecciosa/inflamatória que, na maioria das vezes, deve ser tratada com antibióticos. O diagnóstico precoce é importante para o alívio dos sintomas que costumam ser muito incômodos ao paciente. A prostatite tende a ocorrer em pacientes mais jovens e poderá causar febre e dor no períneo.

Câncer de mama masculino

Doença da próstata =  Hiperplasia benigna

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.

Conheça a Dra. Miriam Dambros – Urologista

Ainda no primeiro ano de estudos, a Dra. Miriam se encantou pelo sistema urinário e decidiu se tornar urologista. Ao longo dos 20 anos de carreira, lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade de Maastricht, na Holanda.

Sente-se movida por casos desafiadores que chegam ao consultório, sobretudo quando tem a oportunidade de acompanhar o envelhecimento dos pacientes e estar presente em suas vidas durante essa fase.

Conheça mais aqui

Agende sua consulta

Últimas matérias

Cólicas menstruais fortes, dores nas relações sexuais? Sintomas subestimados pelos médicos chegam a atrasar o diagnóstico da endometriose em nove anos. Saiba como se proteger e identificar sinais dessa condição crônica, que afeta 10 a 15% das mulheres. Sofrer...
Saiba +
O que é necessário para manter vivo o desejo sexual na maturidade? Se a mulher se sente sobrecarregada pelas tarefas da casa, dos filhos, do trabalho, e percebe pouca cumplicidade na divisão desses afazeres com sua parceria, como fica...
Saiba +
Para construir um legado de 40 anos são necessários muita persistência no enfrentamento dos desafios, confiança no que se faz, profissionalismo, ousadia e, por que não, algumas doses de diversão. Uma química que não faltou nos bastidores da jornada...
Saiba +
A difícil arte de dormir bem depois da menopausa Acordar com os fogachos e não conseguir voltar a dormir. Ter dificuldade para pegar no sono. As noites em vigília estão entre as maiores queixas das mulheres no climatério. Veja...
Saiba +
Desenvolvido por: Contagio Comunicação